Primeiros Jogos Olímpicos de Esports terão lugar na Arábia Saudita em 2025
Uma nova era para os desportos eletrónicos.
O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou uma parceria com o Comité Olímpico Nacional (NOC) da Arábia Saudita para acolher os primeiros Jogos Olímpicos de Esports em 2025. A proposta será apresentada na sessão do COI, que terá lugar na véspera dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A parceria entre o COI e o NOC da Arábia Saudita terá a duração de 12 anos, com a realização regular dos Jogos Olímpicos de Esports. O Presidente do COI, Thomas Bach, destacou a experiência única da Arábia Saudita no domínio dos desportos eletrónicos e sublinhou a importância de promover os valores olímpicos, como a igualdade de género e o envolvimento do público jovem, no novo evento.
O Ministro dos Desportos e Presidente do Comité Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita, Sua Alteza Real o Príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, manifestou o seu entusiasmo pela parceria e pelo potencial dos Jogos Olímpicos de Esports para inspirar novos sonhos e ambições.
A Arábia Saudita registou um crescimento significativo no desporto, impulsionado pela transformação social e económica do país no âmbito da Visão 2030. Desde 2018, o Reino acolheu grandes eventos desportivos internacionais, incluindo desportos eletrónicos, futebol, automobilismo, ténis e golfe, atraindo milhões de fãs.
A participação desportiva triplicou desde 2015, e o número de federações desportivas aumentou de 32 para 98, sendo a Federação Saudita de Desportos Eletrónicos um exemplo deste crescimento. A Princesa Reema Bandar Al-Saud, membro do COI, salientou o impacto positivo do desporto nas mulheres e nas raparigas e considera os Jogos Olímpicos de Esports uma oportunidade para aumentar a participação feminina a nível mundial.
Com a aprovação da Sessão do COI, o próximo passo será a seleção da cidade e do local para a edição inaugural dos Jogos Olímpicos de Esports, bem como a definição do calendário do evento, dos títulos a incluir e do processo de qualificação dos jogadores.
O COI criará uma estrutura dedicada dentro da sua organização, separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos tradicionais, para lidar com a natureza específica dos Jogos Olímpicos de Esports. Este novo evento representa um passo significativo na integração dos desportos eletrónicos no movimento olímpico, com a Arábia Saudita a desempenhar um papel central na concretização desta visão.