Principal criativo em Disco Elysium avança com processo legal contra a ZA/UM
O assunto ainda não terminou.
A disputa entre os principais criativos na origem de Disco Elysium e o estúdio ZA/UM onde trabalharam no aclamado jogo continua e agora temos um dos principais responsáveis pelo jogo a avançar com um processo legal.
Robert Kurvitz, principal escritor e designer em Disco Elysium, apresentou no tribunal da Estónia um processo legal contra o estúdio onde trabalhou (obrigado ao PushSquare) em nome da sua atual companha, a Telomer OÜ.
O caso será apresentado ao juiz a 28 de novembro e por enquanto ainda não foram revelados detalhes específicos do processo legal, mas certamente está relacionado com a polémica saída dos principais criativos de Disco Elysium da ZA/UM.
Kurvitz é um dos principais responsáveis pela essência de Disco Elysium, que tal como Helen Hindpere and Aleksander Rostov, acusam o antigo estúdio onde trabalharam de os despedir debaixo de falsas justificações.
Martin Luiga, editor e um dos fundadores do estúdio, foi a primeira pessoa a falar publicamente do caso para avisar os fãs que os principais criativos responsáveis pelo original já nem sequer trabalham no estúdio e na sequela.
Luiga disse que foram despedidos por motivos falsos e que iriam tentar encontrar justiça, algo que continuará a desenrolar-se ao longo das próximas semanas e meses.