Pro Evolution Soccer 2009
Em busca do tempo perdido.
Nunca antes a luta pelos relvados virtuais esteve tão acesa. Ora é nas conversas de fóruns, comentários a imagens, vídeos e até na cavaqueira de café, onde os “FIFArrões” e “PESeiros” tentam lutar entre si, esgrimindo argumentos e factos, acerca de qual será o melhor este ano. Mas uma coisa é unânime entre ambos, o vencedor apenas se medirá após o lançamento, verificando o número de vendas, e o sucesso dos modos online que ambos apregoam.
Depois de um ano em formato de sub-produto, e uma revolta entre a comunidade, a série Pro Evolution Soccer tenta recuperar o tempo perdido, trazendo na verdade de volta o seu factor de maior sucesso, a jogabilidade.
Por incrível que isto pareça ser, o voltar ao passado nunca foi tão bem recebido na comunidade. Se por um lado inovação, realismo das imagens, sistema sonoro real e envolvente é a meta em muitos jogos, em PES, tudo o que os fãs querem é jogabilidade. Sim, jogabilidade como antigamente. Sabendo disto, a Konami tentou neste novo jogo trazer de volta essa característica, fazendo com que os fãs sentissem o seu PES de volta.
A sensação que se tem ao abordar este novo jogo, é a de um reformular do PES-2008, quase como se a meta atingir fosse, “Não percamos muito tempo com modos de jogo, com licenças, com realismo dos gráficos, este ano temos que ter de novo a jogabilidade.” Vocês todos queriam isso, e a Konami deu de volta.
PES sempre lutou contra a dificuldade de obter - e principalmente de manter - as licenças oficiais do seu lado, perdendo a cada ano mais e mais. Este ano não é excepção, e em forma de comparação rápida, olhar para as licenças de FIFA-09 a PES-09, é uma comparação tremendamente ingrata de se fazer. Como ponto alto temos a licença da Champions League, apresentada esta semana, conforme podem ver no trailer de apresentação.
Este modo de jogo permite assim termos todas as equipas representadas licenciadas, com os equipamentos, jogadores, e patrocínios, trazendo sempre aquela pitada de realismo.
Para além deste modo de jogo, temos a tradicional Master League, e este ano um novo modo de jogo, que traz um pouco a PES a tendência do mercado de videojogos, a de transformar cada um de nós em estrelas.
O modo chama-se, Rumo ao Estrelato, onde encarnamos um jogador jovem, que tem que lutar pela busca da fama e glória. Começando desde pequenos clubes, até tentarmos atingir o ponto alto da carreira e jogar nos melhor clubes mundiais, e porque não sermos o melhor jogador do mundo?
Algo que não compreendemos neste modo de jogo, é a opção de posição em campo que podemos escolher, estando sujeitos apenas a médios e avançados. Estranhas são também as opções de camera para escolher neste modo de jogo. Podemos escolher camera fixa, onde apenas vemos o nosso jogador, e se a bola sair do ecrã deixamos de ver os acontecimentos. A outra camera é a de seguir a bola, mas neste caso perguntámos, e o dito jogo sem bola? As marcações, a colocação no terreno? Julgamos que estas escolhas por parte da Konami, poderão deitar por terra um modo de jogo, que poderia tentar competir de perto com o Be a Pro de FIFA.