Problema com o Windows espalha o caos
Bancos, estações de televisão e mais foram afetadas.
Milhares de dispositivos Windows em todo o mundo foram afetados pelo “Ecrã Azul da Morte”, um problema que nas últimas horas afetou bancos, companhias aéreas, supermercados e estações de televisão.
O problema está relacionado com uma atualização defeituosa fornecida pela CrowdStrike (companhia que gere a segurança dos PCs e servidores Windows para negócios em todo o mundo), o que deixou milhares de máquinas Windows offline, presas num ciclo no qual tentam recuperar o estado habitual, mas não conseguem iniciar de forma correta.
As primeiras queixas começaram a surgir na Austrália, Índia e outros países, mas rapidamente começaram a surgir na Europa, quando os negócios começaram a abrir. No Reino Unido, a Sky News não conseguiu transmitir a sua habitual programação, na Europa a Ryanair também comunicou que está a ser afetada por problemas informáticos externos, resultando em atrasos nos voos.
Nos Estados Unidos a Delta, United e American Airlines também comunicaram atrasos devido a problemas de comunicação. Na Alemanha, os voos também foram afetados, enquanto na Índia os bilhetes de embarque estão a ser escritos à mão, numa tentativa de reduzir o impacto deste problema informático.
A CrowdStrike diz que já identificou o problema e recuou na atualização, mas as máquinas já afetadas permanecem no mesmo ciclo sem conseguir recuperar ao estado anterior. No entretanto, informáticos em todo o mundo tentam encontrar ajuda para perceber como resolver o problema.