Passar para o conteúdo principal

Produção da PS Vita termina em 2019 no Japão

A portátil está a chegar ao fim dos seus dias.

A PS Vita, a portátil da PlayStation que foi lançada em 2012 e que continuou o legado da PSP, tem oficialmente os dias contados.

Hiroyuki Oda, vice presidente da Sony Interactive Entertainment, disse à revista Famitsu durante o Tokyo Game Show 2018 que a produção da PS Vita vai terminar em 2019 no Japão.

"Neste momento não temos planos relativamente a um novo dispositivo portátil," disse Oda quando lhe perguntaram por uma sucessora da PS Vita. "No Japão, vamos fabricar a PlayStation Vita até 2019. Depois disso, não vamos enviar mais consolas."

O suporte da Sony à consola foi drasticamente reduzido desde o lançamento da PlayStation 4 e desde então que a consola foi perdendo cada vez mais a relevância. Nos últimos anos tem recebido sobretudo jogos de pequenos estúdios.

A PS Vita foi lançada com dois analógicos, algo que a Nintendo 3DS não tinha naquela altura, um ecrã OLED e com Uncharted: Golden Abyss, desenhado para mostrar que a consola conseguia oferecer jogos de grande produção em formato portátil.

Uma revisão ainda foi feita à consola, contando com pequenas alterações no design e trocando o ecrã OLED para um LCD.

Lê também