Passar para o conteúdo principal

Produção da PS5 Pro começou antes da PS5 chegar ao mercado

Sony justifica o preço por aquilo que a consola oferece.

Crédito da imagem: PlayStation

O recente anúncio da PlayStation 5 Pro por parte da Sony causou um grande impacto, prometendo um salto considerável em termos de desempenho e fidelidade visual. Numa entrevista exclusiva ao IGN, o designer da PlayStation, Toshi Aoki, revelou que a produção da PS5 Pro começou mesmo antes de a sua antecessora, a PS5, chegar ao mercado em 2020.

Aoki explicou que a Sony estava a preparar as bases para que a PS5 Pro aproveitasse as tecnologias em evolução, garantindo que pudesse proporcionar experiências de jogo melhoradas. No centro deste avanço está a introdução do upscaling com IA, designado PlayStation Spectral Super Revolution (PSSR), que tem como objetivo elevar a qualidade visual sem comprometer o desempenho. Esta tecnologia, semelhante ao DLSS da Nvidia e ao FSR da AMD, representa uma importante novidade para a PS5 Pro, concebida especificamente para os títulos PlayStation.

“O foco é fornecer aos proprietários de TVs 4K uma fidelidade visual de alto nível a 60 FPS”, destacou Aoki, reforçando que, embora o suporte 8K esteja disponível para jogos específicos, continua a ser uma caraterística de nicho. A PS5 Pro possui uma GPU mais robusta com hardware personalizado dedicado co-produzido com a AMD, melhorando recursos como ray tracing por hardware para detalhes gráficos incomparáveis.

Produtoras como a Guerrilla Games e a Insomniac já estão a explorar formas de maximizar o potencial da PS5 Pro. A Guerrilla tenciona abandonar a renderização em checkerboard a favor de 4K nativo para Horizon: Forbidden West, enquanto a Insomniac está a aproveitar o ray tracing melhorado para Spider-Man 2.

No entanto, nem todos os aspetos da PS5 Pro foram universalmente aceites. Surgiram preocupações relativamente à CPU inalterada, potencialmente limitando o desempenho em jogos com uso intensivo de CPU, como o futuro GTA 6. Aoki garantiu que, embora a CPU continue a ser um estrangulamento para alguns títulos, optimizações como o game boost irão melhorar o desempenho numa vasta gama de jogos PS5 e PS4 existentes.

O anúncio não foi isento de polémica, nomeadamente o preço da PS5 Pro que começa nos €799.99, com custos adicionais para acessórios essenciais como a unidade de disco e o suporte vertical. Aoki defendeu o preço, citando a inclusão de tecnologia SSD avançada, suporte para Wi-Fi 7 e outras novidades que enriquecem a experiência de jogo.

A PlayStation 5 Pro será lançada no dia 7 de novembro de 2024.

Lê também