Produtor de Silent Hill: Downpour sobre género
Precisa de ir mais além.
Tomm Hulett da Vatra Games, e produtor em Silent Hill: Downpour, acredita que o género pode ser assustador sem controla contra-intuitivos e gráficos manhosos.
"Penso que até certo ponto o género teve sorte. Muitos dos elementos de horror 'encaixaram', tais como combate desajeitado, câmaras confusas, e por aí adiante."
"No entanto, gameplay manhosa não pode ser uma funcionalidade para sempre, e portanto todos corrigiram os combates - resultando em jogos de ação com monstros mais assustadores. Se os jogos de horror vão ser 'assustadores' no futuro, vai ser preciso um design cuidadoso para o conseguir."
"Enquanto muitos outros optaram pela via de um design mais orientado para a ação, tendo apelar às audiências mais mainstream, optamos por uma abordagem muito cuidadosa no ritmo de Downpour para assegurar que mantém o ritmo do original e para manter o jogador desprevenido e ser menos previsível."
Hulett acredita que é difícil vender um jogo no género mas que com um bom design ainda existe espaço para o horror psicológico.
"Se tens gameplay tensa e assustadora a acontecer de forma natural, então alguns sustos cuidadosamente orquestrados podem dar-te um jogo de horror muito memorável."