Produtor de Tekken diz que os mais novos não gostam de confrontos 1v1
Devido ao medo de assumir a culpa.
Katsuhiro Harada, produtor na série Tekken e gestor de projetos na Bandai Namco, acredita que jogos de combate 1v1 como Tekken e Street Fighter terão de mudar para se adaptarem à nova geração de jogadores, que receiam confrontos a solo para não assumir a culpa quando perdem.
Numa conversa com Shuhei Yoshida no podcast Game Maker’s Notebook, Harada falou sobre a série Tekken e foi questionado sobre a sua opinião a respeito da evolução dos jogos de luta 1v1, o que motivou Harada a responder sobre a inclusão de modos com equipas, pois essa é a preferência dos mais novos.
“Parece-me que a forma como os jogos de luta são jogados evoluiu com o tempo, com as gerações. No Japão, provavelmente na maioria do mundo, a minha geração é grande. Representa uma boa parte da população. Tornou a nossa sociedade competitiva.”
“Se concorrias a uma escola ou trabalho, havia sempre imensa concorrência. Devido a isto, as pessoas da minha geração preferem desfechos definitivos, um claro vencedor e derrotado. Isto aplica-se a pessoas nos e à volta dos 50 anos.”
“Mas a maioria dos jovens de hoje são o oposto. Raramente estão dispostos a entrar em confrontos um contra um. Além disso, como os jogos de luta te colocam sozinho contra um só adversário, tens de aceitar toda a responsabilidade se perdes. Não podes culpar outra pessoa.”
“Nos jogos de tiros por equipas, quando vencem, podem dizer que venceram devido ao seu contributo, mas quando perdem, é porque ficaram com uma equipa má.”
Harada diz que o desafio será pensar em como incorporar nos jogos esta mudança na mentalidade, sem deturpar a essência da série ou do género. A presença de modos por equipas, partidas 3v3, por exemplo, é uma possível resposta na mente de Harada, que pensa ainda em como incorporar isso nas competições mundiais oficiais.