Passar para o conteúdo principal

Produtor FFXIV admitiu falhas no lançamento

Diz que houve pouco apoio da Square Enix.

Naoki Yoshida, o novo produtor da Square Enix para substituir o veterano Hiromichi Tanaka na série Final Fantasy, falou dos problemas sentidos no lançamento de Final Fantasy XIV Online.

Numa entrevista concedida ao Gamasutra, Yoshida afirmou que os dois principais erros na promoção do jogo foram a perda de comunicação com a sua base de jogadores e o apoio insuficiente por parte da equipa de desenvolvimento original.

"FFXIV teve muitos problemas. Houve falhas técnicas e problemas com a sua jogabilidade. O jogo durante o seu lançamento não satisfez as expectativas dos jogadores de títulos online. E a Square Enix não esteve suficientemente próximo da sua base de jogadores. Não trabalharam com eles."

Yoshida explicou também que a estratégia comercial foi lenta quando a equipa de desenvolvimento pediu ajuda no seu lançamento.

"Atravessaram um período muito difícil. Trabalharam muito e a companhia só dizia, 'ok, podemos dar-lhes uma pequena ajuda à nossa equipa, mas demos conta de que essa ajuda chegava tarde. Toda a gente tem os seus próprios projectos, mas podiam ter ajudado um pouco mais."

De acordo com o produtor é muito complicado recuperar-se de um lançamento falhado porque os investidores deixam de apostar no projecto, a equipa de desenvolvimento vai-se repartindo e perde força. No entanto, o caso deste jogo é diferente porque o mesmo foi totalmente financiado pela Square Enix e, segundo Yoshida, a companhia não está disposta a virar as costas ao jogo.

Lê também