Produtoras apostam nas capacidades da PS5 Pro para melhorar os seus jogos
Nova máquina será lançada a 7 de novembro.
Uma publicação no blogue oficial da PlayStation destaca como as produtoras estão a tirar partido das tecnologias da nova PS5 Pro para melhorar a qualidade dos seus jogos. Vários estúdios estão otimistas com as novas capacidades, utilizando técnicas como ray tracing e resoluções 4K e 8K, com a promessa de visuais mais detalhados e um desempenho superior.
As produtoras estão também a explorar as novas capacidades de inteligência artificial, permitindo que os NPCs e os ambientes interativos sejam mais realistas em títulos otimizados para o hardware mais potente da PS5 Pro.
Naughty Dog: Otimizações para The Last of Us
A Naughty Dog, criadora da aclamada série The Last of Us, anunciou atualizações para The Last of Us Part I e The Last of Us Part II Remastered. As versões otimizadas para a PS5 Pro vão apresentar um modo de renderização específico, que utiliza a resolução 1440p e a técnica de super-resolução PSSR para redimensionar a imagem para 4K. Este modo garante uma taxa de 60 fotogramas por segundo, equilibrando fluidez e qualidade visual. Para além disso, os modos Performance e Fidelidade são ainda mais robustos na PS5 Pro, garantindo uma experiência mais suave com uma taxa de fotogramas mais elevada.
Capcom: Melhorias em Dragon's Dogma 2 e Resident Evil
A Capcom, por sua vez, está a tirar o máximo partido do potencial gráfico da PS5 Pro em títulos como Dragon's Dogma 2 e Resident Evil Village. Em Dragon's Dogma 2, a nova tecnologia PSSR e o ray tracing permitem taxas de fotogramas mais elevadas, dando origem a uma experiência mais fluida e visualmente mais apelativa.
Para Resident Evil Village, a Capcom implementou a jogabilidade a 120 fps, uma melhoria considerável. Em Resident Evil 4, os jogadores poderão desfrutar de taxas de fotogramas mais elevadas e efeitos visuais mais detalhados, para melhorar a intensidade das situações de ação.
Jogos da Insomniac: Modos de jogo otimizados
A Insomniac Games, por seu lado, está a efetuar a otimização de vários dos seus títulos lançados para a PS5, incluindo Marvel's Spider-Man Remastered, Miles Morales e Ratchet & Clank: Rift Apart. A nova funcionalidade Performance Pro permite combinar a nitidez da resolução 4K e as capacidades de ray tracing com a fluidez dos 60 fps.
A empresa está também apostada em explorar o potencial da PS5 Pro nos futuros lançamentos, como Marvel's Wolverine.
Produtoras otimizam os jogos para a PS5 Pro com resoluções 4K/8K, ray tracing e IA, oferecendo gráficos e desempenho superiores em vários jogos.
Ubisoft: The Crew Motorfest e Assassin's Creed Shadows
A Ubisoft está a melhorar a qualidade de imagem de jogos como The Crew Motorfest e o muito aguardado Assassin's Creed Shadows para a PS5 Pro. Em The Crew Motorfest, o estúdio tirou partido das capacidades da PS5 Pro para melhorar a qualidade de imagem, adicionando mais detalhes ao ambiente, como vegetação e multidões, tudo a 60 fps. Em Assassin's Creed Shadows a Ubisoft utiliza o ray tracing avançado e o PSSR para aumentar o realismo dos cenários e criar uma atmosfera mais envolvente.
Electronic Arts: Dragon Age e Star Wars Jedi
A EA está a proceder ao melhoramento dos seus títulos mais aguardados para a PS5 Pro. Dragon Age: The Veilguard vai tirar o máximo partido das capacidades da consola, com melhorias tanto no modo Fidelidade (30 fps) como no modo Desempenho (60 fps), incluindo melhor resolução e Raytraced Ambient Occlusion (RTAO) no modo 60 fps, algo que anteriormente só estava disponível a 30 fps.
Em Star Wars Jedi: Survivor, os engenheiros da EA expandiram as possibilidades visuais com o modo Qualidade a oferecer a mais alta resolução para consola até à data (2160p), enquanto o modo Desempenho mantém 60 fps com maior resolução e ray tracing. O PSSR garante uma experiência visual mais nítida em ambos os modos.