Produtores de jogos para Roblox vão poder vender jogos por dinheiro real
Mais oportunidades de lucro para os criadores.
A plataforma de jogos Roblox está a introduzir uma importante mudança no seu modelo de negócio, permitindo que algumas produtoras vendam os seus jogos diretamente em dinheiro, sem a intermediação da moeda virtual Robux. Conforme noticiado pela CNBC, a novidade foi anunciada durante a reunião anual da produtora em San Jose, Califórnia, e aplica-se inicialmente aos jogos de Acesso Pago, que poderão ser comprados com dinheiro real.
Esta medida visa alinhar o Roblox com o modelo tradicional da indústria dos videojogos, oferecendo aos criadores mais flexibilidade para rentabilizar os seus títulos. As produtoras que aderirem ao novo modelo receberão uma percentagem da receita, que varia de acordo com o preço do jogo. Por exemplo, os jogos vendidos por 50 dólares garantirão 70% dos ganhos do criador, enquanto os que custam 30 dólares e 10 dólares resultarão em 60% e 50%, respetivamente.
Embora a maioria dos jogos na plataforma continuem a ser gratuitos, é esperado que a nova estrutura de preços incentive a produção de projetos mais ambiciosos. Além disso, a empresa pretende permitir que os utilizadores efetuem pagamentos com moedas locais até ao final do ano, alargando esta opção a outros dispositivos no futuro.
Manuel Bronstein, diretor de produto da Roblox, sublinhou que o objetivo é aumentar a quota da plataforma no mercado global de jogos, visando atingir os 300 milhões de utilizadores ativos diários. A Roblox está também a diversificar as suas fontes de receita, incluindo anúncios online e uma parceria com a Shopify para vender bens físicos, procurando reforçar a sua posição num mercado cada vez mais competitivo.