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"Produtores querem acabar com DirectX"

AMD acredita que está a bloquear o PC.

A API DirectX da Microsoft, que já se encontra na versão 11, tem tido uma presença desde os primórdios do Windows, como ajuda em padronizar os aspectos gráficos nos jogos para o SO.

Mas o DirectX nem sempre esteve tão sozinho como agora, antes tinha concorrência directa do OpenGL, que aos poucos caiu em desuso.

Agora, o alvo abater parece ser o próprio DirectX, pelo menos de acordo com as palavras de Richard Huddy, responsável pelas equipas de desenvolvimento da AMD.

Richard Huddy acha que os produtores de jogos para PC beneficiariam se o DirectX deixasse de existir, pois considera que é uma barreira para a criatividade, não permitindo as placas gráficas demonstrar todo o seu poder.

Em entrevista ao site Bit-Tech, Huddy comentou, "Em geral temos pelo menos dez vezes mais potência que uma Xbox 360 ou PS3, numa placa de topo, mas é evidente que os jogos não são dez vezes melhores. Em grande parte, é porque, duma forma ou de outra, por boas e más razões - maioritariamente boas, o DirectX mete-se na frente".

Huddy afirma na entrevista que a maioria dos seus colaboradores diz, "Faz com que a API desapareça".

Uma das soluções para retirar maior partido das placas gráficas, segundo Huddy, é "dar-lhes o acesso ao hardware, ao nível muito baixo, darás aos produtores de jogos uma oportunidade para inovar, e que fará uma pressão sobre a Microsoft - sem qualquer dúvida".

O DirectX tem ajudado a padronizar o aspecto gráfico dos jogos para o Windows, funcionando como ferramenta base de produção, dando ao PC uma maior estabilidade, principalmente numa plataforma com características de hardware tão diferentes.

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