EA quer voltar ao cerne de Battlefield e fazê-lo de forma espantosa
Conta com a maior equipa alguma vez envolvida num título da série.
A EA revelou os primeiros detalhes sobre o próximo título da série Battlefield, confirmando um regresso aos cenários modernos e uma jogabilidade mais focada, abandonando algumas das escolhas controversas feitas em Battlefield 2042, que foi lançado em 2021. Esta informação foi partilhada por Vince Zampella, chefe da Respawn e responsável pela franquia Battlefield, numa entrevista ao IGN.
De acordo com Zampella, a nova abordagem visa trazer a franquia de volta às suas raízes, inspirando-se em títulos icônicos como Battlefield 3 e Battlefield 4. Reconhece que os fãs estão à espera de um regresso à experiência central de Battlefield e sublinha a necessidade de aperfeiçoar essa fórmula. “Se olharmos para o auge de Battlefield, é a era de Battlefield 3... Battlefield 4, onde tudo era moderno. Penso que temos de regressar ao cerne de Battlefield e fazê-lo de forma espantosa”, afirmou Zampella.
Uma das principais mudanças será o abandono do sistema Especialista introduzido em Battlefield 2042, uma mecânica que não foi bem recebida pelos jogadores e que acabou por ser removida. A EA está agora a apostar numa estrutura de classes mais tradicional, que tem sido a base da jogabilidade de Battlefield durante muitos anos. Zampella foi claro: “Os Especialistas não vão regressar. As classes são uma parte essencial de Battlefield e estamos a regressar a isso”.
Outro ponto de interesse será a reformulação dos mapas. Zampella sugeriu que o conceito de 128 jogadores por partida, um dos pilares de Battlefield 2042, não foi tão eficaz quanto se esperava. Em vez disso, o novo título centrar-se-á em mapas mais pequenos e densos, voltando a oferecer espaços de combate mais bem concebidos e equilibrados, uma caraterística que os fãs de longa data sempre apreciaram. “Estamos a testar tudo para garantir que a jogabilidade é o mais divertida possível”, afirmou.
É importante lembrar que Battlefield 2042 teve um lançamento conturbado, sendo amplamente criticado por problemas técnicos e escolhas de design que não agradaram aos jogadores. A EA reconheceu que o jogo não correspondeu às expectativas e, apesar dos esforços para o melhorar, a comunidade afastou-se.
Com o novo Battlefield, a EA está a reorganizar a produção da franquia, contando com a colaboração de estúdios como EA Motive, DICE, Criterion e Ripple Effect, resultando na maior equipa alguma vez envolvida num título da série. Zampella também destacou a importância de reconquistar a confiança da comunidade. “Temos um projeto que vamos anunciar no próximo ano para envolver mais a comunidade, porque é isso que precisamos fazer - reconquistar a comunidade e restaurar a confiança.”
Embora ainda não tenha sido definida uma data de lançamento, as expectativas são elevadas e a EA parece empenhada em aprender com os erros do passado e em concentrar-se em proporcionar uma experiência sólida desde o primeiro dia.