PS4 com 45 mil unidades vendidas em Portugal
Sony diz que é o melhor mercado, pelos vários anos de liderança.
Numa entrevista com o jornal Público, James Armstrong, vice-presidente da Sony Computer Entertainment responsável pelo sul da Europa, falou sobre o panorama dos videojogos em Portugal, mais concretamente sobre o desempenho da sua mais recente consola PlayStation 4.
Armstrong confidenciou ao jornal que desde que foi lançada em novembro, a PlayStation 4 vendeu cerca de 45 mil unidades em Portugal, e pelos vistos o desempenho é bastante satisfatório. No que concerne à sua antecessora PS3, Armstrong diz que a mesma excedeu as expectativas.
"As vendas caíram, obviamente. Mas estão a correr bem. Vamos vender 160 mil unidades no mercado ibérico [ao longo do ano], das quais 21% ou 22% serão em Portugal. Estávamos à espera que a quebra de interesse na PS3 fosse maior," disse ele.
No entanto a velhinha PS3 continua a vender bem em Portugal o que parece ser um problema já que, "quantas mais pessoas tivermos a comprar a PS3, mais dificuldades temos em vender o novo modelo."
Armstrong falou também sobre o estado da economia do nosso país e da Península Ibérica.
"Não tenhamos dúvidas: a crise em Portugal e Espanha tem sido muito mais complicada do que na maioria dos outros países, com excepção da Itália, ou, pior ainda, da Grécia. Mas aqui já estamos melhor do que ano passado," afirmou ele acrescentando, "mas a sensação que temos é a de que a economia já está a virar. E estamos agradavelmente surpreendidos com o que está a acontecer em Portugal."
Ele considerou também Portugal como o melhor mercado, uma vez que não é segredo para ninguém que as consolas da Sony têm dominado no nosso país nos últimos anos e esse sucesso, segundo Armstrong, deve-se principalmente ao facto da PlayStation ter conseguido ganhar uma posição de marca familiar.
"Percebemos que os miúdos de 12 anos gostam dos mesmos jogos que os miúdos de 16 ou 19. O que fizemos foi tornar a PlayStation, e os jogos em geral, mais atractivos para as mães deles do que noutros países. Na Alemanha, os videojogos continuam a ser considerados como algo violento. O nosso principal alvo são os jogadores entre os 14 e os 24 anos. Mas em Portugal temos consideravelmente mais jogadores entre os 10 e os 14 do que noutros sítios.”
Apesar desta onda positiva, as vendas ainda estão uns furos abaixo do esperado. A Sony espera vender neste ano fiscal (que termina em março de 2015) cerca de 550 mil unidades na Península Ibérica.
“Se tivéssemos os níveis de consumo que tínhamos em Espanha em 2009 e em Portugal em 2010 (cá, a crise chegou mais tarde), estaríamos a vender 750 mil unidades”, disse Armstrong.