PS4 Neo: data de lançamento, especificações, preço, e tudo o que sabemos
As diferenças na actualização 4K da PS4.
Agora que a E3 passou, a PlayStaton 4 Neo - ou PS4K - não esteve presente. Enquanto a Microsoft anunciou duas consolas, a Xbox One Slim e a Xbox Project Scorpio - a Sony confirmou sem grande alarido uma melhoria a meio da geração antes do evento. Apesar disto, existe muito sobre a Neo que conhecemos devido à fuga de informações, tais como as melhorias visuais e na performance para os futuros jogos como parte de um modo Neo, suporte 4K e total compatibilidade com os existentes jogos e periféricos PS4.
PS4 Neo vs PS4 - Especificações das duas
PS4 Base | PS4K Neo | Melhoria | |
---|---|---|---|
CPU | Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz | Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz | 1.3x |
GPU | 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz | 36 unidades computacinais GCN 'melhoradas' a 911MHz | 2.3x FLOPs |
Memória | 8GB GDDR5 a 176GB/s | 8GB GDDR5 a 218GB/s | 24% mais largura de banda, 512MB extra de memória utilizável |
Apesar do Digital Foundry falar com maior detalhe na sua análise às especificações da PS4 Neo, podemos resumir e dizer que terá um CPU com overclock sobre os núcleos x86 da PS4 original; um aumento na largura de banda da memória que, apesar de não converter muito bem ao lado do aumento de 31% na CPU, fornece um aumento de 512MB na memória nos jogos em modo Neo; descrito como o aspecto mais entusiasmante, um aumento na GPU considerável, provavelmente baseado na futura tecnologia Polaris da AMD.
Resumindo, a Neo é diferente da actual PS4 nos seguintes aspectos:
- Melhorias gráficas e na performance em jogos com suporte quando jogados na Neo
- 4K nativa para alguns jogos, e a capacidade de converter para 4K em outros
- Suporte para vídeo a 4K (ainda falta confirmar detalhes mais específicos, incluindo Blu-rays UHD
PS4 Neo vs PS4 - o que será igual?
- Mesmo catálogo de jogos - nada de exclusivos Neo - cada jogo correrá nas duas consolas
- Suporte de periféricos será idêntico, do DualShock 4 à PS Camera
- Não existirão funcionalidades ou DLC exclusivo da Neo. No entanto, certos modos podem ser melhorados; um exemplo é um modo para dois jogadores em ecrã dividido, poderá permitir quatro jogadores na Neo
- Ecossistema PSN igual e partilhado, os jogadores na PS4 normal podem jogar e interagir com os jogadores Neo sem diferenças online, e vice-versa
- Saves, Troféus, início de sessão na PSN será compatível entre as duas, com a mesma interface de utilizador
- A PlayStation Store é a mesma mas as suas páginas e as embalagens físicas dos jogos vão listar funcionalidades adicionadas na PS4 Neo
O que ainda não sabemos sobre a PS4 Neo:
- Se a PS4 Neo terá drive UHD Blu-ray para filmes 4K
- Se a aparência física da consola será diferente
- Se terá suporte HDR, algo que existirá na Xbox One S
- Se as funções media em segundo plano vão melhorar; a fuga de informações sugerem gravação de gameplay a 1080p na Neo mas não confirmou
- Melhorias específicas nos jogos PlayStation VR, ou se a unidade externa de processamento do capacete será integrada na consola Neo
- Se o tamanho do disco rígido irá aumentar na Neo
Os gráficos da PS4 Neo - o quão diferentes serão?
Até ao anúncio oficial e primeiro gameplay de jogos, é difícil dizer o quão diferentes serão os jogos - na teoria, um aumento de 2.3x FLOP nos gráficos e adicionais 512MB de memória devem dar aos jogos um belo toque. Mas com o suporte obrigatório dos existentes jogos PS4 na Neo, existirá um tecto em termos de melhorias na performance; afinal de contas, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que ambos os sistemas vão ser vendidos ao mesmo tempo durante toda a geração da PS4. Até lá, sabemos que as melhorias vão variar entre as seguintes, dependendo do jogo, no modo Neo:
- 1080p como resolução nativa mínima
- Rácios de fotogramas superiores
- Rácios de fotogramas ais estáveis
- Fidelidade gráfica melhorada
- Adicionais funcionalidades gráficas
Jogos PS4 Neo games: Quais os jogos que serão melhorados no sistema?
A partir de Outubro de 2016, todos os jogos lançados na PS4 devem oferecer melhorias visuais e de performance na Neo, seja um aumento na resolução, ou novas funcionalidades gráficas. Apesar disto certamente significar que os maiores lançamentos do ano terão modos Neo - tais como Gran Turismo Sport, Watch Dogs 2, Dishonored 2 e possivelmente o catálogo PSVR - não foram confirmados títulos dos estúdios da Sony ou externos.
Os estúdios podem - mas não serão obrigados - a adicionar compatibilidade futura através de actualizações nos existentes jogos PS4, abrindo a possibilidade para que muitos dos maiores lançamentos desta geração recebam melhorias na performance. Nada anda confirmado mas o Digital Foundry escolheu uma lista 10 jogos perfeitos para receberem melhorias na PS4 Neo como exemplos entre os quais mais iriam beneficiar.
Como se compara a PS4 Neo com a Xbox One S?
Enquanto a Xbox One S é essencialmente uma versão Slim da existente Xbox One (com mais benefícios para os que têm TVs 4K), a PS4 Neo é uma melhoria a meio da geração para a actual PS4, com notáveis melhorias gráficas e na performance. Dito isto, a Xbox One S oferece suporte HDR para alguns jogos assim como uma drive Blu-ray UHD, funcionalidades que não foram confirmadas para a PS4 Neo.
Como se compara a PS4 Neo com a Project Scorpio?
PS4 | PS4K Neo | Xbox One | Project Scorpio | |
---|---|---|---|---|
CPU | Oito núcleos Jaguar a 1.6GHz | Oito núcleos Jaguar a 2.1GHz | Oito núcleos Jaguar a 1.75GHz | Oito núcleos, especulação: Jaguar com relógio acelerado ou equivalente |
GPU | 18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz | 36 unidades computacionais GCN melhoradas a 911MHz | 12 unidades computacionais GCN a 853MHz | Especulação: 56/60 unidades computacionais GCN a 800-850MHz |
Memória | 8GB GDDR5 a 176GB/s | 8GB GDDR5 a 218GB/s | 8GB DDR3 a 68GB/s e 32MB ESRAM num máximo de 218GB/s | Mais de 320GB/s de largura de banda - especulação: 12GB de GDDR5 |
A Project Scorpio é para a Xbox One o que a PS4 Neo é para a PS4; uma melhoria a meio da geração com notáveis melhorias gráficas e na performance nos jogos existentes, e total futura compatibilidade com todos os jogos e periféricos já lançados.
Como se comparam, na teoria? Apesar de até agora a Xbox One ter ficado atrás da performance da PS4, a Project Scorpio está pronto para oferecer um grande salto sobre a PS4 e a Neo, com capacidades gráficas e de memória muito melhores, e suporte para jogos a 4K nativa.
Segundo o Digital Foundry na sua análise às especificações da Xbox Project Scorpio: "É uma reviravolta espantosa. Uma boa porção do sucesso da PlayStation 4 deveu-se à sua vantagem nas especificações sobre a Xbox One, combinado com o foco nos jogadores dedicados. A vantagem tecnológica da Sony vai desaparecer com a próxima vaga de consolas."
Terás que esperar mais por uma do que pela outra, os rumores dizem que a Neo chega no final de 2016 - apesar de poder chegar somente em Março de 2017 - enquanto a Xbox Scorpio não chega antes do final de 2017. O preço também conta, e o Digital Foundry prevê uma diferença de €100 entre as duas.
PS4 Neo - Preço, data de lançamento e reservas
Apesar de confirmar a consola, a Sony ainda não anunciou o preço para a PS4 Neo. No entanto, Andrew House, chefe da PlayStation, disse que será mais cara do que a consola actual - a PS4 original foi lançada a €399.99 e está actualmente a ser vendida €359.99 - e espera-se que seja vendida no lançamento com lucro. As reservas da PS4K não devem aparecer antes de ser anunciada oficialmente.
A Sony ainda não confirmou a data de lançamento, mas o suporte para jogos melhorados na PS4K começa a chegar em Outubro, sugerindo um lançamento nessa altura - o que faria sentido pois o PlayStation VR chegará a 13 de Outubro a todo o mundo. No entanto, a Sony não se importa que cheguem jogos compatíveis com a Neo antes da consola, por isso poderá ser lançada mais tarde, alguns sugerem que será somente em Março de 2017.