Passar para o conteúdo principal

PS4 será a consola mais vendida da geração, diz analista

Michael Pachter volta a fazer as suas previsões para o futuro.

O conhecido analista Michael Pachter acredita que a PS4 será a consola mais vendida desta geração, prevendo que venderá algures entre 120 a 130 milhões de unidades. A Xbox One não ficará muito atrás, na casa dos 100-110 milhões. Já a Wii U não passará dos 20 milhões de unidades.

Adeus consolas?

As previsões do analista foram reveladas pelo próprio na DICE Europe (via GamesIndustry) da semana passada. Feitas as contas, esta geração de consolas contará com cerca de 260 milhões de consolas instaladas, quase o mesmo que a geração anterior, que contou com cerca de 270 milhões. Contudo, apesar do mercado parecer saudável, Michael Pachter defende que esta será a última geração de consolas tradicionais.

Na próxima geração a Sony, Microsoft e Nintendo ainda vão lançar novas consolas, mas Pachter analisa a situação com uma analogia entre a DS e 3DS, referindo que a primeira vendia cerca de 25 milhões de unidades por ano, enquanto a segunda roda os 15 milhões. A analogia é aplicada às próximas consolas, ou seja, não vão vender tanto quanto esta geração.

Eventualmente, as consolas serão substituídas por dispositivos como as TV Boxes ou mesmo os modelos mais recentes de smartphones. A transição não será imediata. Para o analista, a troca de paradigma acontecerá quando estes dispositivos oferecerem a capacidade de correr um jogo como Call of Duty.

Na óptica do analista, a transição trará benefícios. Desta forma, os videojogos deixarão de requerer a compra de um dispositivo específico como as consolas, o que alargará a audiência e consecutivamente as vendas.

"Quantas pessoas jogariam Grand Theft Auto se não precisasses de uma consola? 100 milhões. São números loucos. Isto faz muito sentido. Vai acontecer," garantiu o analista.

Lê também