Abrir o DualSense revelou a possível causa do drift
O uso de partes pré-feitas usadas em vários comandos.
O pessoal do iFixit decidiu abrir um comando Dualsense da PlayStation 5 para tentar descobrir as possíveis causas para o drift do analógico, algo que está a valer à Sony a ameaça de um processo legal.
No vídeo, que podes ver em baixo, ao desmontar o comando para ver o que está por dentro da caraça, é descoberto que o DualSense, tal como o DualShock 4 e os comandos da Xbox One e Xbox Elite usam todos hardware pré feito e genérico, "com um longo historial de previsíveis e evitáveis problemas".
A investigação do iFixit descobriu que os componentes usados nestes comandos podem "facilmente exceder a sua vida útil de apenas pouco mais de 400 horas de jogo", mas existem problemas na forma como foram fabricados.
O principal problema parece estar nos potenciómetros, uma resistência de três terminais com um contacto deslizante ou rotativo (rotativo no caso do DualSense) que forma um divisor ajustável de voltagem para medir a tua posição. É o sistema quaso na maioria dos comandos modernos. Existem outras possíveis causas para o drift, mover o analógico pode estilar ligeiramente o mecanismo de auto centralização e criar um novo ponto neutro.
Além disso, é referido que com o tempo, o mecanismo poderá acumular pó do plástico e impedir que funcione como desejado.
O iFixit diz que existe uma forma de resolver o problema no DualSense, que terá de ser aberto por ti, mas também podes mandá-lo para a garantia. O iFixit pede que as fabricantes de comandos tornem mais fácil substituir analógicos como uma forma de tornar mais fácil corrigir o problema. Segundo dizem, é bizarro que as fabricante não considerem os analógicos como componentes consumíveis que precisam ser substituídos com o tempo.