Passar para o conteúdo principal

PS5 e Xbox Series são irrelevantes entre os jovens japoneses

Mobile e portáteis dominam num recente inquérito.

resident evil village running on iPhone 15 Pro, shown using the touch screen controls
Crédito da imagem: Digital Foundry

De acordo com um recente inquérito, os jovens japoneses não sentem interesse em plataformas como a PlayStation 5 e as Xbox Series, ao ponto de preferirem jogar em dispositivos portáteis como a Nintendo DS.

Um inquérito efetuado no final de 2023, partilhado agora pelo Automaton West, contou com a ajuda de cerca de 700 jovens japoneses com idades entre os 15 e os 24 anos, que posicionam a Nintendo Switch e PC como as principais plataformas para jogar videojogos, mas ambas muito abaixo da popularidade do mobile.

Entre os cerca de 700 jovens japoneses, 80% joga videojogos e quase 95% responderam que jogam no mobile. A Nintendo Switch foi referida por mais de 38% dos inquiridos como uma plataforma na qual gostam de jogar, enquanto o PC foi referido por mais de 33% das pessoas que jogam videojogos.

Em quarto lugar surge o Tablet, com mais de 26%, e em quinto lugar a surpreendente Nintendo DS com mais de 12% nestas respostas de escolha múltipla apresentadas aos jovens japoneses sobre quais as plataformas nas quais preferem jogar.

Isto significa que a PS5 e as Xbox Series estão abaixo da Nintendo DS entre as plataformas mais populares entre os jovens japoneses, o que sugere que se tratam de plataformas praticamente irrelevantes entre os mais novos. Mesmo os jogadores que se consideram hardcore escolheram a Switch, mobile ou PC como a principal plataforma.

O preço destas consolas de atual geração é um factor importante pois a maioria dos jovens inquiridos diz que gasta menos de 70 euros por ano em videojogos, uma vez que se focam em jogos gratuitos.

Lê também