PS5 e Xbox Series X não aguentam com Cities: Skylines 2
Produtora adia indefinidamente o jogo nas consolas.
O lançamento há muito aguardado de Cities: Skylines 2 nas consolas, inicialmente previsto para outubro de 2023, continua sem data devido aos problemas técnicos encontrados pela produtora Colossal Order. A empresa revelou que as limitações de hardware da Xbox Series X/S e da PlayStation 5 têm dificultado a obtenção dos padrões de qualidade desejados.
Desde o seu lançamento no PC, a sequela do popular simulador de cidades tem sido alvo de críticas devido a problemas de desempenho na simulação, o que tem obrigado a atualizações contínuas por parte da produtora. Para as versões das consolas, a equipa referiu existirem dificuldades em otimizar a renderização gráfica e a carga de cálculo nos processadores, especialmente durante a realização de ações intensivas como a colocação de estruturas maiores no jogo.
Apesar de terem conseguido uma “estabilidade jogável” nos testes internos, os ajustes necessários iriam comprometer a qualidade visual, algo que a produtora não considera aceitável neste momento.
A Colossal Order confirmou que está a explorar várias soluções com técnicos especializados para resolver os problemas técnicos. No entanto, sem um modelo de qualidade que cumpra os objetivos estabelecidos, a empresa optou por adiar o lançamento por tempo indeterminado para evitar novos problemas ou expectativas irrealistas. O principal objetivo continua a ser o de proporcionar uma experiência robusta, tanto em termos gráficos como de simulação.
Além disso, a produtora está a preparar um patch para a versão PC com melhorias de desempenho e de interface, enquanto trabalha em paralelo em conteúdos adicionais, como pacotes regionais gratuitos. O objetivo é restaurar a confiança dos jogadores após a receção pouco positiva inicial do título.