PS5 - eis as especificações oficiais
Será compatível com Ray-Tracing e 8K.
Mark Cerny, arquitecto da PlayStation 5, falou finalmente sobre as especificações da consola.
Este é o primeiro vislumbre oficial que temos sobre a máquina de próxima geração da Sony, uma consola que é apresentada como uma revolução e não uma mera evolução da PlayStation 4.
Além de a confirmar como retro-compatível com a PS4, Cerny disse que a PS5 estará equipada com um SSD que reduz drasticamente os loadings e falou ainda sobre as especificações.
Segundo partilhado por Cerny, a PlayStation 5 foi pensada como uma consola poderosa, capaz de oferecer uma fidelidade gráfica inigualável até à data e capaz de lidar com o crescente tamanho dos ficheiros dos jogos.
A PlayStation 5 estará com uma CPU 8 core AMD 7nm Zen 2 baseada na terceira geração da gama Ryzen, uma GPU personalizada derivada da família Navi da Radeon e terá suporte para algumas das mais impressionantes tecnologias.
Mark Cerny confirmou a compatibilidade com Ray-Tracing - tecnologia que modela o percurso da luz para simular uma interacção complexa em ambientes 3D.
Cerny diz que a tecnologia ray-tracing terá benefícios maioritariamente visuais, especialmente na renderização de materiais e superfícies, mas também reforçará incrivelmente a sensação de realismo e imersão.
O chip da AMD na PlayStation 5 também incluirá uma unidade personalizada para áudio 3D que vai redefinir o que o som pode fazer num videojogo, assegura Cerny.
"Enquanto jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado tanto da PlayStation 3 para a PlayStation 4. Com a nova consola, o sonho é demonstrar o quão dramaticamente diferente a experiência de áudio poderá ser quando aplicamos uma quantidade significativa de poder para isso."
A PlayStation 5 é a consola de nova geração da Sony na qual vários estúdios já estão a trabalhar e receberá vários jogos cross-gen, sendo Death Stranding um possível exemplo.