PS5 mais leve tem heatsink mais pequena e pode aquecer mais
Jogada de risco.
Já se sabe onde é que a Sony "cortou" para tornar o novo modelo da PlayStation 5 mais leve.
A revisão, que já anda a circular em territórios como Japão, Austrália e Estados Unidos, pesa menos 300 gramas do que o modelo original. Por fora, a consola é exactamente igual, mas no interior existe uma diferença.
Quem descobriu a diferença foi Austin Evans, que abriu a consola no seu canal do Youtube e afirma mesmo que a revisão é um downgrade perante o modelo original lançado em Novembro.
O modelo revisado tem uma heatsink (dissipador de calor) mais pequena. Foi aí que a Sony conseguiu emagrecer a PlayStation 5 em 300 gramas. No entanto, como consequência desta alteração, o calor emanado pela consola é superior: entre 3 a 5 graus segundo as medições de Austin Evans.
O dissipador de calor transfere o calor gerado pelo funcionamento do sistema para fora, neste caso pelo ar. É um componente importante para regular a temperatura da consola.
Até agora, a Sony não explicou porque razão fez esta alteração no design interno da consola. Não é habitual que as consolas passem por mudanças tão cedo no ciclo de vida.
A heatsink mais pequena pode ser uma forma de reduzir os custos de fabrico da PS5.