Passar para o conteúdo principal

PS5 Pro - os jogos que estamos ansiosos para jogar

Silent Hill 2, Final Fantasy 7, Dragon Age e mais.

Crédito da imagem: PlayStation

A PlayStation 5 Pro é a próxima grande peça de hardware a caminho da indústria dos videojogos, o que obviamente nos deixa empolgados por conhecer mais sobre ela. Independentemente do preço, do propósito e dos objetivos da Sony para esta versão mais poderosa da consola, o que realmente nos desperta a curiosidade é tentar descobrir os seus méritos para realmente melhorar os videojogos que jogamos ou vamos jogar.

A consola chegará a 7 de novembro, já com vários jogos atualizados para tirar proveito das suas capacidades, incluindo a PSSR criada pela Sony, o que permitirá revisitar lançamentos existentes com melhorias, algumas pequenas, mas outras tantas maiores e facilmente perceptíveis sobre o jogo a correr na PS5. É fácil pensar que em 2025, jogos como Monster Hunter Wilds ou Indiana Jones já serão lançados com a PS5 Pro no mercado e já tida em conta no processo de desenvolvimento (mesmo que a PS5 permaneça a versão principal que a esmagadora maioria vai jogar), mas já existem vários jogos que nos deixaram a pensar no que a consola pode fazer para os melhorar.

Lançamentos recentes de alto perfil, como Black Myth: Wukong, Star Wars Outlaws e Test Drive Unlimited Solar Crown têm imensas arestas por limar, em termos técnicos, o que os posicionam como alguns dos reais testes aos propósitos de uma PS5 Pro. Desde a qualidade de imagem ao desempenho, são jogos que precisam de fortes melhorias e que poderão demonstrar se a consola consegue realmente uma grande diferença.

Outros jogos, como Final Fantasy 7 Rebirth, são títulos admiráveis cuja qualidade de imagem no modo desempenho deixa a desejar. Também aqui a PS5 Pro poderá mostrar o seu valor, ao conciliar qualidades de imagem vistas nos modos Qualidade com a performance vista nos modos Desempenho. Se a PS5 Pro conseguir estas “diferenças do dia para noite” descritas pelo Digital Foundry em alguns dos casos já vistos, a PS5 Pro poderá definir rapidamente o seu propósito como a consola dos jogadores mais exigentes.

Silent Hill 2

O remake de Silent Hill 2, uma colaboração entre a Bloober Team e a Konami, é um dos grandes jogos do momento, uma versão moderna de uma memorável pérola da PS2, um título emblemático da sua geração renovado com imensas tecnologias do Unreal Engine 5. O jogo já impressiona na PS5, mas existem algumas melhorias que gostaríamos de ver.

Silent Hill 2 corre entre 2176x1224 e 2688x1512 a 30fps no modo Qualidade, a resolução varia entre 1536x864 e 2048x1152 a 60fps no modo Desempenho, com problemas mais evidentes na qualidade de imagem no modo Desempenho. Esperamos ver a PS5 Pro usada para aumentar as resoluções e alcançar uma performance mais estável. O melhor dos cenários seria ter a resolução e qualidade de imagem do modo Qualidade com um desempenho similar ao do modo Desempenho.

Star Wars Outlaws

Star Wars Outlaws da Ubisoft foi o jogo que finalmente me deixou a pensar que uma PS5 Pro não é uma ideia descabida. O trabalho da Massive tem momentos divertidos, tem muito menos bem conseguido, mas tive a oportunidade de o jogar num PC de topo e a experiência PS5 nem sequer é comparável. Star Wars Outlaws precisa decididamente de uma atualização PS5 Pro, especialmente para o modo desempenho.

O modo Qualidade corre com resoluções que variam entre 2016x1134 e 2880x1620 a 30fps, o que torna difícil jogá-lo desta forma, mesmo com melhorias na qualidade de imagem, que se torna mais nítida. No entanto, para jogar a 60fps, sacrificas imensa qualidade de imagem, perde imensa nitidez (corre entre 1280x720 e 1920x1080), por isso é fácil pensar numa atualização PS5 Pro para subir os extremos nas resoluções dinâmicas e uma qualidade de imagem muito melhor ao jogar a 60fps.

Gran Turismo 7

Gran Turismo 7 é um jogo visualmente espetacular, com efeitos climatéricos, carros altamente detalhados e cenários que são um regalo para a vista. Se o jogas numa PS5, já sabes o quão impressionante pode ser, mas a Polyphony Digital está a trabalhar para o tornar ainda mais espetacular numa PS5 Pro.

Tratando-se de um jogo atualizado mensalmente com novos conteúdos, há uma grande probabilidade de Gran Turismo 7 permanecer na tua consola longos meses após o lançamento e a chegada da PS5 Pro permitirá jogar com melhorias gráficas, como ray tracing ativada nas corridas. Também terá um modo 8K, mas o grande foco será a possibilidade de jogar a 4K, 60fps, com ray tracing a conduzir. Tendo em conta algumas pistas e paisagens de Gran Turismo 7, será mais um motivo extra para o continuar a jogar.

Test Drive Unlimited

Poucos dias após jogarmos Star Wars Outlaws e ficarmos desanimados com a qualidade gráfica para ter 60fps na PS5, jogamos Test Drive Unlimited Solar Crown e ficamos igualmente chocados com o resultado apresentado pela Nacon para quem deseja acelerar a 60fps pela sua Hong Kong virtual. É um daqueles jogos que beneficiaria imenso com uma atualização e a PS5 Pro poderá realçar as melhorias.

O jogo corre a 1440p no modo 30fps na PS5 e consegue um resultado aceitável em termos de fluidez da jogabilidade de qualidade gráfica (isto vai além da resolução pois falamos de detalhe gráfico, qualidade das texturas, e nitidez da imagem). No entanto, o modo 60fps desce para 1080p e a qualidade de imagem sofre imenso, ao ponto de perder quase toda a nitidez. Conduzir à chuva, com a câmara interior é algo impossível. É um jogo cuja qualquer ponta de diversão é comprometida pela qualidade técnica.

Dragon Age: The Veilguard

Quando a PlayStation 5 Pro chegar às lojas, Dragon Age: The Veilguard já estará disponível e o ambicioso novo RPG da Bioware é um dos primeiros jogos que queremos jogar na consola. Por enquanto, sabemos apenas que terá modo a 30fps e outro modo a 60fps na PS5, mas não sabemos as resoluções, o quão consistentes são estes números de performance e como estão os detalhes gráficos.

A Bioware diz ainda que Dragon Age: The Veilguard na PS5 Pro permitirá jogar o modo 60fps com Raytraced Ambient Occlusion (RTAO), algo que na PS5 apenas está presente no modo 30fps, mas promete melhorias gráficas para ambos os modos. Esperamos ver melhor qualidade de imagem, melhor resolução, desempenho mais estável e o quão melhor fica a imagem com RTAO a 60fps.

Alan Wake 2

Este hipnotizante esforço singleplayer da Remedy Entertainment é uma autêntica delícia para os olhos e ouvidos, um jogo de terror e sobrevivência que evidencia de forma sumptuosa as ambições da produtora finlandesa em alcançar ambientes cinematográficos que envolvem o jogador. Na PS5, podes jogar Alan Wake 2 em modo 60fps, mas a qualidade de imagem, mais uma vez com especial foco na nitidez, sofre.

A Remedy fala em melhor qualidade de imagem a 60fps e isso é o suficiente para aguardamos pela consola para jogar a expansão mais recente, Lake House que chega a 22 de outubro, uma vez que jogar a 60fps com uma qualidade gráfica mais próxima da que tens a 30fps já seria muito bom. Tendo em conta que corre a 847p com output de 1440p, esperamos ver melhorias perceptíveis.

Dragon's Dogma 2

Este action RPG da Capcom é um dos jogos mais divertidos que tive a oportunidade de jogar em 2024, mas tive de o parar meio pois estava a sentir dificuldades em continuar a jogar com o perfil de desempenho apresentado no lançamento. Decidi esperar por melhorias da Capcom que teimaram em chegar e passado o verão, essas melhorias chegaram agora em outubro, mas a companhia já confirmou que a PS5 Pro melhorará ainda mais sobre os atuais resultados na PS5.

Em junho, nas consolas recebeu novas opções para personalizar gráficos e opção de jogar a 120Hz, mas somente agora em outubro é que recebeu a opção de dar prioridade ao desempenho, que o coloca a correr a 1728p e 60fps, com quedas até 50fps. Uma atualização PS5 Pro para melhorar a qualidade de imagem e tornar o desempenho mais robusto, com melhorias no ray tracing, poderá ajudar imenso a tornar o jogo ainda mais bonito e épico.

Black Myth: Wukong

Este esforço da chinesa Game Science é um título altamente empolgante, com momentos graficamente impressionantes, mas existem imensos problemas com a versão PS5 que, passados dois meses, ainda estão por resolver. Black Myth: Wukong permite escolher entre 3 modos gráficos, mas atualmente nenhum deles consegue agradar em pleno e torna-se numa questão de escolher aquele que consegues tolerar mais.

O Modo Qualidade corre com resolução dinâmica que varia entre 1224p e 1584p, sem bloqueio no rácio de fotogramas e parece ir até 45fps, mas na maioria do tempo circula pelos baixos 30s. O Modo Equilíbrio corre a 1080p nativa e fixa, com um bloqueio a 45fps que também não é nada consistente. O Modo Desempenho corre a 864p e usa frame generation para ir dos 30 para 60fps, mas o resultado é o oposto do desejado, os comandos ganham mais latência e poderás sentir um forte atraso entre pressionar botões e a ação executada no ecrã. Todos os modos precisam de urgentes e fortes melhorias, como melhor desempenho para melhor resposta dos controlos, e melhor qualidade de imagem.

Final Fantasy 7 Rebirth

Final Fantasy 7 Rebirth é um dos melhores JRPGs que jogamos nos últimos 20 anos, um jogo absolutamente épico que nos faz relembrar aqueles tempos mágicos a jogar o original na PS1. Se o jogares numa PS5, já tens um dos jogos mais impressionantes que podes jogar na consola, mas a PS5 Pro parece mais do que pronta para resolver o nosso único real problema com o esforço da Square Enix, a qualidade de imagem no modo Desempenho.

Este é um jogo deslumbrante em termos gráficos, mas ainda existem ocasionais problemas de textura e a imagem perde imensa nitidez ao jogar em modo Desempenho. Este modo corre na maioria do tempo a 1152p a 60fps, mas existem ocasionais quedas e a falta de nitidez na qualidade de imagem incomoda. O Digital Foundry fala numa diferença da noite para o dia na PS5 Pro, com o modo Desempenho a conseguir uma qualidade de imagem igual ou superior à do modo Qualidade na PS5, por isso é um dos jogos que maior curiosidade está a despertar.

Lê também