PS5 Pro poderá ser ideal para jogos multiplataforma
Tudo graças à tecnologia PSSR.
De acordo com a Digital Foundry, a PlayStation 5 Pro poderá destacar-se como uma excelente plataforma para jogos multiplataforma onde as versões para PC possam estar pouco otimizadas. Durante um podcast recente, os experts em tecnologia discutiram as vantagens da nova consola da Sony, em particular o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que ameaça substituir o AMD FSR na maioria dos jogos devido às suas capacidades superiores de upscaling. No entanto, reconhecem que a FSR ainda pode ser utilizado em cenários específicos, como no modo 120 Hz, em que o desempenho é uma prioridade.
O PSSR, ao que parece, poderá fazer da PS5 Pro um ponto de referência para jogos multiplataforma que têm problemas no PC, como stuttering e má qualidade de imagem devido a upscalers inadequados. Jogos como Final Fantasy VII Rebirth são um exemplo perfeito da diferença que o PSSR pode fazer. Na PS5 básica, o modo de desempenho tem uma qualidade de imagem que foi criticada por ser pouco nítida, mas a versão PS5 Pro apresenta melhorias drásticas, descritas como da noite para o dia, segundo John Linneman da Digital Foundry.
Isto sugere que o PSSR pode melhorar substancialmente a experiência visual, com detalhes mais nítidos e maior estabilidade de fotogramas, enquanto o FSR é relegado para casos específicos em que é dada prioridade ao desempenho, como em resoluções e taxas de fotogramas mais elevadas.
Este é um cenário que torna a PS5 Pro uma escolha atrativa para quem quer jogar títulos pouco otimizados no PC sem sacrificar a qualidade gráfica, especialmente quando comparado com o desempenho inconsistente destes jogos no hardware do computador. No entanto, os próprios técnicos da Digital Foundry referem também que o sucesso desta tecnologia e da consola dependerá da sua aplicação permanente nos novos jogos e do apoio das produtoras ao PSSR.