Passar para o conteúdo principal

PS5 Pro terá melhorias até 60% na performance, dizem fontes não oficiais

Terá hardware personalizado para upscaling.

Crédito da imagem: Sony Interactive Entertainment

Após a chegada da PlayStation 5 conhecida não oficialmente como "slim", as atenções focam-se agora na PlayStation 5 Pro e a mesma fonte que avançou a chegada deste modelo mais pequeno, mantém que a consola mais poderosa chegará em 2024.

Tom Henderson do Insider-Gaming diz que a PS5 Pro, conhecida internamente como Trinity, está em desenvolvimento e a Sony Interactive Entertainment tem como objetivo colocá-la nas lojas em novembro de 2024. Segundo diz, será uma máquina mais poderosa e com hardware criado a preceito para responder a alguns dos maiores desafios perante a atual consola.

Henderson fala em 30WGPs, 18 gbps GDDR6 com rastreio de raios acelerado, enquanto "Kepler_L2", outra fonte não oficial de informações, relata que o chip AMD do sistema tem o nome de código "Viola". Esta fonte diz ainda que a melhoria no processador será pequena, manterá a arquitetura Zen2, com frequências dinâmicas que alcançam um pico de 4.4GHz. "Kepler_L2" acrescenta ainda que a CPU terá 64 KB de cache L1 por núcleo, 512 KB de cache L2 por núcleo, e 8 MB de L3 partilhada (4 MB por CCX).

Trinity refere-se ao alicerce em 3 tecnologias principais, o rápido armazenamento para compressão e descompressão, rastreio de raios acelerado e upscaling. A arquitetura RDNA3, com melhorias RDNA4 para rastreio de raios, contará com hardware personalizado para melhorar a tecnologia de rastreio de raios e terá, informação que Henderson e Kepler avançam, 16GB de 18 gbps GDDR6, canal de memória 256-bit com largura de banda a 576 GB/s.

Outro dos destaques, asseguram estas fontes, estará na NPU XDNA2, usada para melhorar a técnica de upscaling temporal personalizada da Sony, que terá a ajuda da aprendizagem da máquina para criar melhores resultados. É algo semelhante ao que a PS4 Pro fez sobre a PS4 original, correr jogos a 4K com uma melhor qualidade de imagem acima de 30fps é o objetivo.

A estas duas fontes junta-se agora Jeff Grubb que, basicamente comenta as recentes informações e acrescenta a sua voz. Segundo Grubb, as informações de Kepler e Henderson são iguais às que ouviu, a PS5 Pro chegará em novembro de 2024 com aumentos até 60% na performance.

Ver no Youtube

Lê também