PS5 será mais silenciosa do que a PS4 ou PS4 Pro
Consumirá menos energia.
A Sony está consciente das queixas que a PlayStation 4 e a PlayStation 4 Pro podem fazer imenso ruído, enquanto jogas alguns dos jogos mais exigentes, e teve isso em consideração no design da PlayStation 5.
Na recente apresentação de Mark Cerny, que deixou a desejar para quem queria ver a consola ou jogos, o arquitecto da PS5 abordou esse aspecto da consola e afirmou que não será um problema na sua consola de próxima geração.
Cerny admitiu que a Sony poderia ter feito melhor em relação ao consumo energético da PS4, motivou pelo qual as consolas se tornam barulhentas, especialmente a jogar God of War, como mostra o gráfico em baixo:
Isso não acontecerá na PS5, segundo diz Cerny, pois a consola é muito mais eficiente em termos energéticos e conta com uma nova abordagem ao design da GPU e à gestão do poder, o que permitirá apresentar uma consola mais silenciosa.
Além disso, a PS5 chegará com uma solução de arrefecimento personalizada, feita a pensar nas necessidades específicas deste hardware e isso resultará numa consola que não se tornará tão ruidosa quanto a actual.
O sistema de arrefecimento, em conjunto com a frequência variável que a PS5 utilizará de acordo com a carga dos jogos, permitirá gerir de forma muito mais eficiente estes elementos.
Na teoria, isto não permitirá que as ventoinhas da PS5 sejam forçadas a trabalhar com tamanha intensidade que originem um nível de ruído tão elevado quanto registado na PS4.