PS5 terá suporte para centenas de fontes de áudio para experiência imersiva
A Sony quer transportar-te para dentro do jogo.
Para além de praticamente eliminar os loadings com o seu SSD ultra-rápido, existe outro objectivo primário para a PS5. Esse objectivo é transformar o áudio nos videojogos.
Até agora o áudio nos videojogos, apesar de haver suporte para surround 7.1, sempre foi secundário e nunca recebeu muita atenção. Mark Cerny, arquitecto da PS5, quis mudar isso e criou o Tempest Engine para a consola, que suporta centenas de fontes de áudio com maior qualidade do que na PS4.
Conforme explicado pelo Digital Foundry, a experiência de áudio da PS5 tem dois pilares: presença e localidade. Na PS4, por exemplo, o som da chuva é uma única fonte de som. Na PS5, com suporte para centenas de fontes, o objectivo é criar uma experiência de som realista em que parece mesmo que estás no meio da chuva.
O segundo pilar, a localidade, prende-se à percepção de onde vem o som - da frente, dos lados, de trás, etc. Para melhorar este aspecto, a Sony recorreu a uma técnica complexa chamada Head-related Transfer Function (HRTF). O HRTF é diferente de pessoa para pessoa, pelo que a Sony fez centenas destas análises.
A forma como a PS5 criar esta experiência de áudio é bastante complexa e está exposta no esquema em baixo. Como podes conferir, a Sony usa vários HRTFs e amostras, além de outras coisas mais complicadas, para entregar o som às tuas colunas, headphones ou outro dispositivo de áudio que uses na PS5.
Confere as especificações oficiais da PS5.