PSPgo foi um "falhanço"
Indústria reflete sobre a portátil.
Foi ontem que a Sony confirmou a morte da PSPgo. A produção da portátil parou por completo e não serão enviadas mais unidades para as lojas.
A PSPgo teve um período de vida curta, tendo sido lançado no final de 2009, e desde o primeiro dia que foi rejeitada pela grande maioria dos jogadores.
Agora várias personalidades desta indústria refletem sobre os fatores que levaram a portátil a falhar.
"Foi um falhanço porque não era suficientemente diferente da PSP-3000 para justificar o preço muito mais elevado," disse o analista Michael Pachter aos nossos colegas do Reino Unido.
"Pensamos que o preço foi um fator, mas o modelo de distribuição digital nunca soou bem para os jogadores core. Ironicamente, o lançamento da PSPgo coincidiu com a subida dos smartphones, que são agora as plataformas mais populares para jogos on the go," disse Colin Sebastian da firma Lazard Capital Markets.
Apesar de reconhecer o falhanço da PSPgo, o analista Jesse Divnich da EEDAR tem uma visão mais positiva.
"Concordo com o resto da indústria que foi um falhanço completo. A PSPgo estava simplesmente à frente do seu tempo, um problema comum para a Sony. Daqui a dez anos vamos olhar para traz e nomear a PSPgo como a primeira plataforma 100 porcento digital. Apesar de não ter sucesso, demonstrou a ideia de um ambiente digital puro, que todos concordamos que um dia irá ocorrer."