Publicidade de Dungeon Keeper proibida no Reino Unido
EA em sarilhos por publicitar que o jogo é gratuito.
A ASA (Advertising Standards Authority) do Reino Unido proibiu uma publicidade de Dungeon Keeper ordenando a Electronic Arts que futuramente exponha as limitações do jogo caso o utilizador não esteja disposto a gastar dinheiro real para progredir.
O caso está relatado em detalhe no site da ASA e teve início com a queixa de alguém, que depois de receber um email da Electronic a publicitar que o jogo era gratuito, acusou-o de ser bastante limitado se não fossem feitas compras in-game.
Em resposta, a ASA analisou o caso e reconheceu que Dungeon Keeper é de facto um jogo que pode ser descarregado gratuitamente para dispositivos iOS e Android. No entanto, chegou à conclusão de que "vários mecanismos do jogo levam um período de tempo significante a serem completados, e estes apenas podem ser apressados ao usar as Gems Premium".
"A publicidade deveria então clarificar o que os consumidores deveriam esperar dos elementos gratuitos e que as compras in-app teriam um impacto significativo na jogabilidade."
A ASA acrescenta que "reparamos que a publicidade não incluía nenhuma referência às compras in-app ou ao papel que desempenham".
Como resultado, a Electronic Arts está impedida de futuramente publicitar no Reino Unido que o jogo é gratuito sem clarificar os pontos referidos pela ASA.