Passar para o conteúdo principal

Publicidade "Microsoft' Game Pass" da GameStop lança a confusão

Este não era o momento certo.

Crédito da imagem: GameStop

A comunidade Xbox já se encontra ansiosa com os rumores sobre o potencial lançamento de títulos exclusivos noutras plataformas rivais, e não é que agora uma mensagem no X aparentemente inofensiva da GameStop a promover um dia de demonstrações da Xbox com recurso a um "Microsoft Game Pass" e não ao habitual "Xbox Game Pass", o que veio baralhar ainda mais as coisas. Informações fornecidas pelo Kotaku.

No início de fevereiro, surgiram notícias que sugeriam que a Microsoft poderia trazer alguns dos seus maiores exclusivos da Xbox para a PlayStation. Estas informações suscitaram reações apaixonadas e debates acesos, deixando muitos fãs da Xbox ansiosos e inseguros quanto ao futuro da plataforma.

Para piorar a situação, o chefe da Xbox, Phil Spencer, reconheceu os rumores, prometendo mais informações na próxima semana. Este facto só veio aumentar as tensões, levando os fãs a aguardar ansiosamente quaisquer notícias que possam esclarecer o futuro da sua plataforma preferida.

A 7 de fevereiro, a GameStop publicou no X uma mensagem sobre um dia de demonstrações da Xbox com o "Microsoft Game Pass". Este pormenor aparentemente insignificante fez com que a comunidade Xbox, já de si bastante agitada, ficasse em sobressalto.

Muitos tiraram conclusões precipitadas, com teorias que iam desde o desaparecimento completo da marca Xbox a uma mudança maciça de marca do serviço que permitiria aos jogadores de outras plataformas aceder ao Game Pass. Jez Corden, membro da indústria, tentou acalmar a tempestade afirmando que se tratava apenas de um erro da GameStop, mas os estragos já estão feitos.

Image credit: GameStop

Para complicar ainda mais a situação, a GameStop apagou a mensagem. Isto alimentou as narrativas do "erro" e da "conspiração", realçando ainda mais o estado atual da comunidade Xbox: agitada, ansiosa e propensa a interpretar mal até mesmo pequenos detalhes.

Embora a mensagem apagada possa parecer suspeita, é mais provável que se trate de um erro humano da GameStop. No entanto, este incidente revela a profunda inquietação da comunidade Xbox, que vive atualmente um período de incerteza e sensibilidade acrescida.

Com a Microsoft pronta para fazer um anúncio na próxima semana, há uma grande expetativa por parte de todos, que procuram respostas sobre o futuro da Xbox. Este incidente com a mensagem da GameStop ilustra na perfeição a rapidez com que pequenos detalhes podem ser mal interpretados e amplificados num ambiente online agressivo, especialmente no seio de comunidades de fãs apaixonados. Só o tempo dirá como se desenrolará o anúncio oficial, mas uma coisa é certa: Os fãs da Xbox, e todos os jogadores no geral, estão a acompanhar tudo de perto e ao pormenor.

Lê também