Quanto é que a Xbox Game Studios cresceu de 2017 para 2022?
Uma breve análise às aquisições mais significativas do estúdio.
Agora que a Microsoft comprou a Activision Blizzard, avizinha-se um futuro muito risonho para a marca e para os milhões de utilizadores que compraram as novas consolas da Xbox.
Conhecida principalmente por franquias como Halo, Gears of War e Forza, esta compra por parte da Microsoft vai colocar uma série de IPs sobre a sua alçada, sendo que algumas delas correspondem aos jogos mais jogados da atualidade: Call of Duty, World of Warcraft, Overwatch, entre muitas outras.
Mas como estava a Xbox Gaming Studios em 2017? Neste guia, vamos então debruçar-nos um pouco sobre o crescimento da Xbox Game Studios ao longo dos últimos anos.
Quanto é que a Xbox Game Studios cresceu de 2017 para 2022?
O utilizador do Twitter Klobrille criou uma imagem divertida que demonstra muito bem o crescimento exponencial da Xbox Game Studios de 2017 para 2022, sendo que podes consultá-la mais abaixo.
Em 2017, a Xbox Gaming Studios contava com "apenas" 6 estúdios, alicerçando-se frequentemente em acordos third-party de maneira a criar exclusivos e/ou exclusivos temporários para as suas plataformas. Ainda assim, vale a pena notar que estes 6 estúdios - que incluem a Rare, Mojang, The Coalition, 343 Industries, Turn 10 e a Xbox Games Studios - são estúdios de ponta, responsáveis pelos títulos de maior sucesso da Xbox como Gears of War, Halo e Forza.
Num aparte curioso, a Mojang, criadora do mega sucesso Minecraft, foi adquirida pela Xbox em 2014 por 2.5 mil milhões de dólares - tendo em conta que Minecraft acabou por se tornar num dos jogos mais vendidos de todos os tempos, acho seguro dizer que esta aquisição foi bem frutífera! Por sua vez, a Rare (o estúdio por trás de Banjo-Kazooie e Perfect Dark) foi adquirida em 2002 por 375 milhões de dólares.
No entanto, em 2022, o número de estúdios da Microsoft quase que sextuplica, com um catálogo first-party mais forte do que nunca e agitando o mundo gaming de uma forma inédita. Podes vê-los a todos na imagem mas também na lista logo a seguir, divididos por subcategorias:
Xbox Games Studios
- Rare
- Double Fine
- World's Edge
- InXile
- The Initiative
- Turn 10
- 343 Industries
- The Coalition
- Mojang Studios
- Undead Labs
- Obsidian Entertainment
- Compulsion Games
- Ninja Theory
- Playground Games
- Xbox Games Studios
Bethesda
- Bethesda Game Studios
- id Software
- Tango Gameworks
- MachineGames
- Arkane
- ZeniMax Online
- Alpha Dog
- Roundhouse studios
Activision Blizzard
- Treyarch
- Raven
- High Moon Studios
- Infinity Ward
- Toys For Bob
- Beenox
- Sledgehammer Games
- Digital Legends Entertainment
- Activision Shangai Studio
- Solid State Studios
- Blizzard Entertainment
- King
Em março de 2021, a Microsoft oficializou a compra da ZeniMax Media por 8 mil milhões de dólares e, com esta jogada, os estúdios Bethesda Game Studios, id Software, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, entre muitos outros ficaram a pertencer à gigante americana. Não esquecer que a Bethesda é a responsável por sagas de grande sucesso, como Fallout, The Elder Scrolls, Dishonored ou Doom.
No entanto, a bomba chegou em janeiro de 2022, com o anúncio da compra da Activision Blizzard por parte da Microsoft. Esta aquisição, que custou cerca de 70 mil milhões de dólares (quase 9 vezes mais do que a compra da Bethesda) fortalece ainda mais o catálogo da Microsoft e será interessante ver como a companhia vai proceder em relação às franquias que detém: irão algumas delas tornar-se exclusiva Xbox, sem versão para outras consolas? Como vai a Microsoft usar estes seus novos trunfos no futuro?
É complicado responder a estas perguntas neste momento mas há algo que não podemos negar: a pouco e pouco (e com muitos mil milhões de investimento), a Xbox está a montar um império invejável, capaz de fazer frente aos outros pesos pesados da indústria, e a acentuar-se ainda mais como uma potência no panorama gaming mundial. Mesmo com alguma apreensão, acredito que os próximos anos serão entusiasmantes.