Raças de Baldur's Gate 3, incluindo características e habilidades de todas as Raças e Subraças
Detalhes sobre todas as 11 Raças e suas Subraças.
Raças em Baldur's Gate 3 são a base de cada personagem, determinando algumas características e habilidades únicas, além de mudar como outros personagens reagem a si.
A maioria das Raças também possui Subraças, que têm diferentes bónus além das características de Raça partilhadas, e alteram as origens do seu personagem e como os outros o percebem.
Para ajudar a decidir que Raça escolher, seja por motivos de história ou combate, abordamos tudo o que precisa de saber sobre todas as Raças e Subraças em Baldur's Gate 3 abaixo, incluindo imagens, e as características, habilidades e bónus de cada Raça.
Nesta página:
Para mais ajuda, temos 22 dicas e truques de Baldur's Gate 3 tanto para principiantes como para combate avançado.
Explicação das Raças e Subraças em Baldur's Gate 3
Há 11 Raças em Baldur's Gate 3, sendo que a maioria tem várias Subraças também. Humanos, Meio-Orcs e Githyanki são as únicas Raças sem qualquer Subraça.
Escolher uma Raça não só altera a aparência do seu personagem, mas também determina as habilidades e características que eles obtêm. Isso varia desde determinar a distância que pode percorrer durante um turno, proficiências em armas e armaduras, e resistência a certos inimigos e efeitos de estado.
Todas as Subraças de cada Raça partilham estas características principais, mas as Subraças quase sempre fornecem habilidades adicionais ou vantagens passivas relacionadas com a sua história de fundo. Por exemplo, os Anões Duregar habitavam o Subterrâneo, por isso têm a vantagem de Visão Noturna Superior, o que lhes permite ver mais longe no escuro do que outras Subraças de Anões.
Escolher uma Subraça adequada à sua classe é recomendado para tirar o máximo proveito de um personagem, mas também não é essencial, a menos que esteja a planear jogar na dificuldade mais elevada. Mesmo assim, escolher a Raça certa não é tão importante quanto jogar com as vantagens da sua classe e do grupo durante o combate.
Uma vez que as diferentes Raças têm aparências bastante distintas, algumas também têm opções únicas que são personalizáveis ao criar um personagem. Isso inclui alterar o tipo de chifres nos Tieflings, bem como a cauda, crista e espinhos na mandíbula dos Dragonborn.
Além da aparência, a maior diferença que a Raça faz em Baldur's Gate 3 é como outros personagens reagem a si - para melhor ou para pior.
Raça dos Elfos e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Elfos são reconhecíveis pelas suas orelhas pontiagudas características, mas para além disso, parecem bastante semelhantes aos humanos. No que diz respeito à forma como jogam, todas as Raças de Elfos em Baldur's Gate 3 podem mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, têm uma vantagem em Testes de Resistência contra serem enfeitiçados, a magia não os pode adormecer e são proficientes em espadas longas, espadas curtas, arcos curtos e arcos longos.
Existem duas Subraças de Elfos:
- Elfo Alto
- Elfo da Floresta
Aqui está um resumo de cada Subraça de Elfo:
Elfo Alto
Descrição: Herdeiros do místico Feywild, os Elfos Altos valorizam a magia em todas as suas formas e até mesmo aqueles que não estudam a arte do feitiço podem manipular o Tear.
Características da Raça: Pode mover-se até 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser enfeitiçado, a magia não o pode adormecer e é proficiente em espadas longas, espadas curtas, arcos curtos e arcos longos.
Bónus: Slot adicional de Cantrip.
Elfo da Floresta
Descrição: Estes Elfos passam as suas vidas reclusas nas florestas de Faerun. Décadas de treino em arquearia e camuflagem são aprimorados por uma agilidade fora deste mundo.
Características da Raça: Pode mover-se até 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser enfeitiçado, a magia não o pode adormecer e é proficiente em espadas longas, espadas curtas, arcos curtos e arcos longos.
Bónus: Agilidade (a velocidade de movimento aumenta 1,5 metros).
Raça dos Tieflings e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Tieflings são uma raça humanóide com chifres, descendente de diabos dos Nove Infernos. No que diz respeito à forma como jogam, todas as Raças de Tieflings em Baldur's Gate 3 podem mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros e sofrer metade do dano de fogo.
Existem três Subraças de Tieflings:
- Tiefling de Asmodeus
- Tiefling de Mephistopheles
- Tiefling de Zariel
Aqui está um resumo de cada Subraça de Tiefling:
Tiefling de Asmodeus
Descrição: Ligados a Nessus, a camada mais profunda dos Infernos, estes Tieflings herdaram a capacidade de manipular fogo e escuridão da linhagem infernal do arquidiabo Asmodeus.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros e sofrer metade do dano de fogo (através de Resistência ao Fogo).
Bónus: Cantrip "Chama Produtiva" (Emite luz num raio de 9 metros e causa 1-8 de dano de fogo quando lançado).
Tiefling de Mephistopheles
Descrição: Descendentes do arquidiabo Mephistopheles, estes Tieflings são dotados de uma afinidade particular para a magia arcana.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros e sofrer metade do dano de fogo (através de Resistência ao Fogo).
Bónus: Cantrip "Mão do Mago" (Cria uma mão espectral que pode manipular e interagir com objetos).
Tiefling de Zariel
Descrição: Os Tieflings da linhagem de Zariel são dotados de força marcial e conseguem canalizar uma chama ardente para punir os seus inimigos.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros e sofrer metade do dano de fogo (através de Resistência ao Fogo).
Bónus: Cantrip "Tumulto" (Obtém Vantagem em Testes de Intimidação e de Performance).
Raça dos Drows e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Drows são por vezes chamados de Elfos Negros devido à sua história com a deusa maligna Loth, mas os Drows Seldarine não a seguem. Os Drows assemelham-se aos Elfos, com orelhas pontiagudas semelhantes, mas tendem a ter tons de pele mais azuis.
Independentemente da sua aliança, todas as Raças de Drow em Baldur's Gate 3 podem mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 24 metros, têm uma vantagem em Testes de Resistência contra serem Enfeitiçados, a magia não os pode adormecer e são proficientes em rapieiras, espadas curtas e bestas de mão.
Aqui está um resumo de cada Subraça de Drow:
Drow Juramentado de Loth
Descrição: Criados pelo culto de Loth na cidade de Menzoberranzan, estes Drows personificam as virtudes da sua deusa corrupta e implacável. Loth marca os Seus seguidores com olhos vermelhos brilhantes para que aqueles no Subterrâneo aprendam a temê-los à primeira vista.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 24 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser Enfeitiçado, a magia não o pode adormecer e é proficiente em rapieiras, espadas curtas e bestas de mão.
Bónus: Nenhum.
Drow Seldarine
Descrição: Os Drows Seldarine podem ser encontrados a procurar aliados de toda Faerun, com o objetivo de resolver os seus conflitos com Loth - e entre si - por todos os meios necessários.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 24 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser Enfeitiçado, a magia não o pode adormecer e é proficiente em rapieiras, espadas curtas e bestas de mão.
Bónus: Nenhum.
Raça Humana em Baldur's Gate 3
Os humanos são bastante versáteis em termos do que podem fazer, mas não têm Subraças.
Aqui está um resumo dos Humanos:
Descrição: A face mais comum em Faerun, os humanos são conhecidos pela sua tenacidade, criatividade e capacidade infinita de crescimento.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, selecionar uma habilidade adicional para ser proficiente, tem a sua capacidade de carga aumentada em um quarto e é proficiente em lanças, alabardas, dardos, glaives, armaduras leves e escudos.
Bónus: Nenhum.
Raça Githyanki em Baldur's Gate 3
Os Githyanki assemelham-se a Orcs com os seus tons verdes e orelhas pontiagudas, e a sua agressão deriva do domínio dos Illithid. Os Githyanki não têm Subraças.
Aqui está um resumo dos Githyanki:
Descrição: Com uma crueldade resultante do domínio dos Illithid, os Githyanki cavalgam o Mar Astral em cima de dragões vermelhos, empunhando as suas espadas prateadas e poderes psiónicos contra qualquer vestígio da ameaça Illithid.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno e é proficiente em armadura leve, média, espadas curtas, espadas longas e espadões.
Bónus: Conhecimento Astral (Ganha Proficiência em todas as Perícias de uma Habilidade à escolha) e Psiónica Githyanki: Cantrip "Mão do Mago" (Cria uma mão espectral invisível que pode manipular e interagir com objetos).
Raça dos Anões e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Anões são um povo humanoides de estatura baixa que se destacam como alguns dos melhores guerreiros, mineiros e ferreiros de Faerun. Todas as Raças de Anões podem mover-se 7,5 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, têm uma vantagem em Testes de Resistência contra Veneno, têm resistência a dano de veneno e são proficientes em machados de guerra, machados de mão, martelos leves e martelos de guerra.
Existem três Subraças de Anões:
- Anão Dourado
- Anão do Escudo
- Duregar
Aqui está um resumo de cada Subraça de Anão:
Anão Dourado
Descrição: Estes anões são conhecidos pela sua confiança e intuição aguçada. A cultura do seu Reino Profundo valoriza a família, os rituais e a excelente arte da metalurgia.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra Veneno, tem resistência a dano de veneno e é proficiente em machados de guerra, machados de mão, martelos leves e martelos de guerra.
Bónus: Resistência Anã (O máximo de pontos de vida aumenta 1 e aumenta 1 novamente cada vez que sobe de nível).
Anão do Escudo
Descrição: Grandes perdas em guerras antigas contra goblins e Orcs levaram estes anões a adotar uma mentalidade cínica, mas eles vão suportar tudo para restaurar as suas terras ancestrais.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra Veneno, tem resistência a dano de veneno e é proficiente em machados de guerra, machados de mão, martelos leves e martelos de guerra.
Bónus: Treino em Armadura Anã (Proficiência em armaduras leves e médias).
Duregar
Descrição: Uma vez escravizados pelos sinistros Illithid, os Duregar adaptaram-se à liberdade com uma prática dureza. As suas atitudes frias e o dom do sigilo são bem conhecidos pelo Subterrâneo.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra Veneno, tem resistência a dano de veneno e é proficiente em machados de guerra, machados de mão, martelos leves e martelos de guerra.
Bónus: Visão Noturna Superior (Pode ver no escuro até 24 metros) e Resiliência Duregar (Tem vantagem em Testes de Resistência contra ilusões e ser Enfeitiçado ou Paralisado).
Raça dos Meio-Elfos em Baldur's Gate 3
Os Meio-Elfos têm orelhas pontiagudas e são curiosos, ambiciosos, versáteis e bem-vindos em toda a Faerun. Todas as Raças de Meio-Elfos podem mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, têm uma vantagem em Testes de Resistência contra ser Enfeitiçado, a magia não os pode adormecer e são proficientes em alabardas, glaives, armaduras leves e escudos.
Existem três Subraças de Meio-Elfo:
- Meio-Elfo Alto
- Meio-Elfo da Floresta
- Meio-Elfo Drow
Aqui está um resumo de cada Subraça de Meio-Elfo:
Meio-Elfo Alto
Descrição: Um toque do Feywild permanece nos Meio-Elfos com este sangue, e mesmo aqueles não treinados em magia possuem um pouco de poder selvagem.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser Enfeitiçado, a magia não os pode adormecer e são proficientes em alabardas, glaives, armaduras leves e escudos.
Bónus: Espaço Extra para Cantrip.
Meio-Elfo da Floresta
Descrição: Tal como os seus progenitores Elfos da Floresta, estes Meio-Elfos têm um passo acelerado e um olho para a furtividade. No entanto, muitos abandonam o isolamento nas florestas de Faerun para explorar o resto dos Reinos.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser Enfeitiçado, a magia não os pode adormecer e são proficientes em alabardas, glaives, armaduras leves e escudos.
Bónus: Agilidade Natural (a velocidade de movimento é aumentada em 1,5 metros).
Meio-Elfo Drow
Descrição: A maioria dos Meio-Drow resulta de ligações entre Drows Seldarine e habitantes da superfície. Embora os Meio-Drow tenham herdado alguns dons mágicos, eles geralmente não são criados no Subterrâneo.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, ver no escuro até 12 metros, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra ser Enfeitiçado, a magia não os pode adormecer e são proficientes em alabardas, glaives, armaduras leves e escudos.
Bónus: Cantrip "Luz Dançante" (Irradia um raio de luz num raio de 9 metros).
Raça dos Pequeninos e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Pequeninos são uma Raça pequena semelhante a Hobbits, que preferem o conforto do lar, mas têm sorte natural e destreza. Todas as Raças de Pequeninos podem mover-se 7,5 metros por turno, têm uma vantagem em Testes de Resistência contra serem Assustados e, quando rolam um 1 para um Lançamento de Ataque, Verificação de Habilidade ou Teste de Resistência, podem rolar o dado novamente (mas devem usar o resultado deste novo lançamento).
Existem duas Subraças de Pequeninos:
- Pequenino dos Pés Leves
- Pequenino do Coração Forte
Aqui está um resumo de cada Subraça de Pequeninos:
Pequenino dos Pés Leves
Descrição: Furtivos mas sociáveis, estes pequeninos viajam por toda a Faerun para se tornarem conhecidos.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra serem Assustados e, quando rolam um 1 para um Lançamento de Ataque, Verificação de Habilidade ou Teste de Resistência, podem rolar o dado novamente (mas devem usar o resultado deste novo lançamento).
Bónus: Furtividade Natural (tem uma vantagem em Testes de Furtividade).
Pequenino do Coração Forte
Descrição: A lenda diz que o sangue Anão conferiu aos Pequeninos do Coração Forte a sua robustez. Resistentes ao veneno e fontes de resistência, estes Pequeninos conseguem facilmente aguentar-se.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno, tem uma vantagem em Testes de Resistência contra serem Assustados e, quando rolam um 1 para um Lançamento de Ataque, Verificação de Habilidade ou Teste de Resistência, podem rolar o dado novamente (mas devem usar o resultado deste novo lançamento).
Bónus: Resiliência do Coração Forte (Vantagem em Testes de Resistência contra Veneno e resistência a dano de Veneno).
Raça dos Gnómicos e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Gnómicos são bastante semelhantes em aparência aos Pequeninos, mas têm orelhas pontiagudas e são conhecidos por serem inteligentes e enérgicos. Todas as Raças de Gnómicos em Baldur's Gate 3 podem mover-se 7,5 metros por turno e têm uma vantagem em Testes de Resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma.
Existem três Subraças de Gnómicos:
- Gnómico da Rocha
- Gnómico da Floresta
- Gnómico Profundo
Aqui está um resumo de cada Subraça de Gnómicos:
Gnómico da Rocha
Descrição: Os Gnómicos da Rocha mais comuns na superfície de Faerun são assim chamados devido à sua robustez e afinidade com o metal.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno e tem uma vantagem em Testes de Resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma.
Bónus: Visão Noturna (pode ver no escuro até 12 metros) e Sabedoria do Artífice (adiciona o dobro do seu Bónus de Proficiência a Testes de História).
Gnómico da Floresta
Descrição: Ainda mais pequenos que os seus primos e duas vezes mais reclusos, os Gnómicos da Floresta são um espetáculo raro em Faerun. Eles dominam a magia e a habilidade artesanal nas suas clareiras distantes e idílicas.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno e tem uma vantagem em Testes de Resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma.
Bónus: Visão Noturna (pode ver no escuro até 12 metros) e Feitiço "Falar com Animais" (adquire a capacidade de compreender e comunicar com animais).
Gnómico Profundo
Descrição: Mais cautelosos do que os seus primos de superfície, os Gnómicos Profundos sobrevivem no Subterrâneo com visão no escuro e furtividade habilidosa.
Características da Raça: Pode mover-se 7,5 metros por turno e tem uma vantagem em Testes de Resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma.
Bónus: Visão Noturna Superior (pode ver no escuro até 24 metros) e Camuflagem de Pedra (vantagem em Testes de Furtividade).
Raça dos Dragonborn e Subraças em Baldur's Gate 3
Os Dragonborn, como seria de esperar, assemelham-se muito a dragões, e as suas várias Subraças determinam que características e ações eles têm. A única característica comum a todos os Dragonborn é o limite de movimento de 9 metros por turno.
Existem 10 Subraças de Dragonborn:
- Negro
- Azul
- Bronze
- Cobre
- Dourado
- Verde
- Vermelho
- Prateado
- Branco
Aqui está um resumo de cada Subraça de Dragonborn:
Negro
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham a coloração carvão e a respiração ácida e fumegante dos dragões negros.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Ácido (Expulsa um cone de Ácido que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Ácido).
Azul
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham as escamas safira escura e a respiração carregada e crepitante dos dragões azuis.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Relâmpago (Expulsa um cone de Relâmpago que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Relâmpago).
Bronze
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham a tonalidade ocre polida e a respiração faiscante e ardente dos dragões de bronze.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Fogo (Expulsa uma coluna de Fogo que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Fogo).
Cobre
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham a coloração rosa-dourada e a respiração corrosiva dos dragões de cobre.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Ácido (Expulsa um cone de Ácido que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Ácido).
Dourado
Descrição: Apesar de não ter em ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham o brilho resplandecente e a respiração ardente e fervorosa dos dragões dourados.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Fogo (Expulsa um cone de Fogo que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Fogo).
Verde
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham a tonalidade esmeralda brilhante e a respiração fétida e pútrida dos dragões verdes.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Veneno (Expulsa um cone de Veneno que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Veneno).
Vermelho
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham a semelhança vermelho-escarlate brilhante e a respiração ardente e turbulenta dos dragões vermelhos.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Fogo (Expulsa um cone de Fogo que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Fogo).
Prateado
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham o brilho cintilante e a respiração fria e gélida dos dragões prateados.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Gelo (Expulsa um cone de Gelo que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Gelo).
Branco
Descrição: Apesar de não terem ligações ancestrais às poderosas criaturas, estes Dragonborn partilham a aparência nevada e a respiração gélida dos dragões brancos.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno.
Bónus: Sopro de Gelo (Expulsa um cone de Gelo que causa 2 - 12 de dano) e Ancestralidade Dracónica (Resistente a dano de Gelo).
Raça dos Meio-Orcs em Baldur's Gate 3
Meio-Orcs têm emoções intensas que se traduzem bem em combate e resistência. Os Meio-Orcs não têm Subraças.
Aqui está um resumo dos Meio-Orcs:
Descrição: Criaturas de emoções intensas, os Meio-Orcs estão mais inclinados a agir do que a contemplar - quer a raiva que queima os seus corpos os force a lutar, quer o amor que enche os seus corações os inspire a atos de incrível bondade.
Características da Raça: Pode mover-se 9 metros por turno, vê no escuro até 12 metros, recupera 1 ponto de vida em vez de ficar Inconsciente quando chega a 0 pontos de vida, e ao acertar um Golpe Crítico com um ataque de arma corpo a corpo, os dados de dano são triplicados em vez de duplicados.
Bónus: Nenhum.
Tudo de bom na criação das suas personagens em Baldur's Gate 3!