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Race Driver: GRID

Agora na nova geração!

Como sempre, mais um ano mais uma sequela deste franchise que tem vindo a acompanhar a Codemasters deste os tempos da PlayStation. Esta editora já anda no mundo dos videojogos há mais de duas décadas e sempre teve queda para jogos de corridas. Muitos certamente que não se lembram mas a Codemaster é do tempo de um jogo lançado para o pré-histórico ZX Spectrum, de seu nome Grand Prix Simulator que foi lançado em Abril de 1986.

Nostalgia à parte, vamos ao que nos trás até aqui, Race Driver Grid, um jogo que tenta ressuscitar uma séria um pouco desgastada com o tempo. Neste jogo de cara lavada a Codemasters aposta bem forte querendo passar para a opinião pública a ideia de que esta empenhada em elevar a qualidade dos seus jogos. Já na mais recente versão de Colin McRae Rally, Dirt , a editora efectuou um excelente trabalho chegando agora a vez de Race Driver sofrer uma completa remodelação.

Tal como em Dirt, o jogo é totalmente virado para o modo carreira, convidando o jogador a construir a sua própria equipa e subir a sua reputação. Para além do modo carreira, Grid World, temos também o modo Race Day e o já habitual Multiplayer.

Em Race Day temos a oportunidade de correr sem grandes preocupações, escolhemos o tipo de competição, o carro, o número de voltas e traçado, e aí vamos nós para a pista. Um modo bem simples e rápido para quem não tiver, no momento, muito tempo disponível para se debruçar no modo Grid World.

Excelente grafismo!

Agora chegamos ao modo Multiplayer que possuí duas opções de jogo, Online e em Lan. Na opção Online corremos contra até 12 adversários de todo o mundo onde a anarquia reina e frustração impera. É deveras triste observar a autêntica anarquia que rapidamente se instala durante as corridas. Muitos corredores apenas estão interessados em abalroar a concorrência e muitos até correm em sentido contrário causando o caos em pista. A falta de um sistema de penalizações eficaz também não ajuda a melhorar este modo de jogo. Em suma, o modo Multiplayer é sem dúvida um dos pontos fracos deste Race Driver Grid, apesar de alguns pontos interessantes tais como a possibilidade de ver as corridas em modo espectador, rapidamente passa para segundo plano até que acabamos por esquecer que ele existe.

Finalmente chegamos ao modo de jogo mais interessante, o modo Grid World. No inicio deste modo somos desde logo encaminhados para a pista, como que atirados aos leões. Sentimos a adrenalina a subir assim que ouvimos o roncar dos potentes motores, esperamos pelo semáforo verde e lá vamos nós para a batalha tentando cumprir o objectivo que nos é exigido. Inicialmente somos obrigados a correr para outras equipas angariando dinheiro que servirá para mais tarde montar a nossa própria equipa.

Assim que temos fundos suficientes podemos então montar a nossa equipa, começando com um veículo algo modesto mas bem capaz de nos levar às primeiras vitórias. A nossa equipa é totalmente personalizável, podemos escolher o seu nome, a sua cor bem como a própria “Skin”, tornando a equipa bem ao nosso gosto. À medida que vamos avançando no jogo e a nossa reputação vai subindo, somos abordados por patrocinadores que oferecem dinheiro em troca de um lugar na pintura dos nossos carros. Estes patrocinadores estabelecem objectivos para as corridas e só nos pagam se os cumprirmos. Os objectivos impostos pelos patrocinadores são variados, vão desde ter que terminar a corrida até ao objectivo mais exigente que é terminar em primeiro lugar. Mas ainda temos mais, num determinado momento temos a possibilidade de contratar um piloto para a nossa equipa, aumentando assim a nossa fonte de receitas. Ao escolher o piloto que fará parte da nossa equipa há vários critérios a ter em consideração, uns são mais rápidos, outros mais consistentes e por aí adiante. Temos que escolher consoante o que mais nos interessar.