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Race Pro

Só a gravilha e barreiras de pneus constituem o limite!

A produtora escandinava Simbin, com sede em Vara, Suécia, manteve-se sempre fiel ao PC, a plataforma Windows, como a base perfeita para lançar experiências realistas de automóveis baseadas em conhecidos campeonatos do mundo de turismo. Começou com o GTR (jogo bem referenciado nas comunidades hardcore de automóveis) ancorado na licença da FIA (federação internacional do automóvel) e passou depois para a série RACE que seguía de perto, e com as devidas licenças, o campeonato mundial de turismos, vulgarmente conhecido por WTCC, onde pontua o nosso piloto portuense e boavisteiro Tiago Monteiro, titular oficial da Seat.

Ambas as séries têm recebido melhorias e evoluções consecutivas, especialmente à medida que outros campeonatos automobilísticos vão sendo aglutinados, como aconteceu recentemente com o campeonato sueco de turismos (muito concorrido no respectivo pais) que vai contar este ano com a edição videojogo para o PC intitulada STCC the Game.

Através de uma parceria não muito distante com a distribuidora Atari, a produtora Sueca mantém a disposição em recriar uma abordagem aos automóveis realista e rigorosa, com todos os detalhes e funções que se atravessam diante dos exploradores das competições virtuais. Desta vez, porém, a grande novidade é a aproximação ao mercado das consolas, potencial fonte de receita suplementar, com a recuperação da série Race tomando no acrescento Pro a definição de exclusividade para a 360 entre uma série de pontos distintivos, em apreciável número, diante do congénere PC.

No expositor da Atari e para a apresentação de Race Pro, esteve connosco o sueco Magnus Ling, Vice Presidente da Simbin, de comando na mão, sempre muito tranquilo e pausado nas explicações que nos ia dando sobre o jogo, precavendo desde o início que ao aspecto algo cru e primitivo dos menus serão acrescentadas animações para uma agradável e melhor percepção da interface. É de esperar por isso uma série de vídeos e imagens durante a navegação e ecrã de loading.

Magnus Ling, Vice Presidente da Simbin segue no Seat de Jordi Gené.

Numa série que sempre foi desenvolvida ao arrepio do PC, a decisão de deslocar Race Pro para as consolas ocorreu através de um processo natural, numa sintonia de interesses entre produtores e a Atari, não fosse o mercado das consolas um dos mais apetecidos para simulações de corridas em automóveis. Em tom descontraído e descomprometido, Magnus disse que mesmo com o comando da 360 nas mãos para controlo dos veículos nem é tão complicada a adaptação para os “habitués” do PC, “joga-se bem”.

Então e porque não uma versão de Race Pro para a PS3 que deixaria muitos dos seus utilizadores recorrerem à panóplia dos volantes da Logitech? “ Quando foi tomada a decisão de lançar uma versão de Race para as consolas, só a Xbox 360 estava disponível e por isso começamos a desenvolver desde essa altura. O jogo foi desenvolvido em paralelo entre o PC e a Xbox 360”, disse-nos Magnus Ling. No entanto “tencionamos trazer a série para a PS3. O objectivo será para o próximo jogo, talvez dentro de dois anos”, acrescentou.

Para já, em Novembro próximo, Race Pro será lançado como exclusivo Xbox 360. Na “zona das boxes” e observando os respectivos modos de jogo, ficamos a saber que haverá a tradicional a corrida a solo, vocacionada para os mais despachados que apenas terão de escolher um carro e uma pista para correr.