Rachael Lillis, a voz icónica de Misty e Jessie em Pokémon, morre aos 55 anos
The Pokémon Company expressou seu pesar.
A atriz de voz Rachael Lillis, reconhecida por dar vida às personagens Misty e Jessie na versão inglesa da série de anime Pokémon, morreu aos 55 anos. A notícia foi avançada pelo The New York Times, confirmando que Lillis faleceu no sábado, em Los Angeles, após uma batalha contra um cancro da mama diagnosticado no início deste ano.
A carreira de Lillis ficou marcada pelas suas contribuições importantes para o universo Pokémon, onde emprestou a sua voz a Misty desde o primeiro episódio do anime em 1998 até 2006, bem como pela voz de Jessie e do Pokémon Jigglypuff em vários episódios e filmes da franquia. O seu desempenho também se estendeu ao mundo dos videojogos, especialmente na série Super Smash Bros.
Colegas de profissão e fãs prestaram homenagens emocionadas a Lillis. Veronica Taylor, que dá voz a Ash, expressou a sua tristeza num post na rede social X. "Tive a sorte de conhecer Rachael como amiga", escreveu Taylor. "Ela possuía uma bondade e compaixão sem limites, até ao fim. Tinha um grande sentido de humor, era maravilhosa de se estar por perto, incrivelmente inteligente e tinha uma memória impressionante. Trabalhava muito e preocupava-se profundamente."
Eric Stuart, a voz de Brock e James, também partilhou as suas memórias com o The New York Times. "Se a conhecêssemos, diríamos que era algo natural para ela", comentou Stuart. "A Rachael na vida real era bastante discreta, um pouco calma e doce. Mas quando entrava na cabina de gravação, tinha uma energia completamente diferente."
Para além do seu trabalho em Pokémon, Lillis teve uma carreira prolífica noutras séries de anime e animação, incluindo Genshikken, Hunter x Hunter, Winx Club e Chaotic. No entanto, os seus papéis em Pokémon continuam a ser os mais memoráveis para os fãs.
A Pokémon Company expressou o seu pesar numa declaração publicada na rede X: "Estamos profundamente tristes por saber do falecimento de Rachael Lillis. O seu desempenho na série animada Pokémon será sempre apreciado pelos muitos fãs que cresceram com as personagens que ela deu vida com o seu talento especial. Será recordada por gerações e tê-la-emos sempre nos nossos corações. Os nossos pensamentos e condolências estão com a sua família e amigos".
A perda de Rachael Lillis deixa um legado duradouro no mundo da animação e na memória dos fãs que a seguiram ao longo da sua ilustre carreira.