Raspberry Pi 2 revelado, tem um processador quad-core
E será capaz de correr o Windows 10.
Raspberry Pi, o computador mais pequeno e mais barato do mundo, tem um nova versão com um processador de quatro núcleos e o dobro da memória RAM, tornando-o muito mais capaz que a versão original de 2012.
Mais especificamente, o novo processador é um ARM Cortex-A7 de 900MHz com quatro núcleos e a memória RAM cresceu para 1GB (LPDDR2 SDRAM). Graças ao novo processador, o Raspberry Pi será capaz de correr o Windows 10 e o Snappy Ubuntu Core.
O Raspberry Pi 2 custa apenas 35 dólares no site oficial (mais portes de envio), mas como qualquer outro computador, precisa de acessórios como um rato e teclado para funcionar, o que aumenta ligeiramente o custo (a não ser que tenham suplentes é claro).
Eben Upton, o fundador da Raspberry Pi, disse ao BBC News que a primeira versão vendeu cerca de 4.5 milhões de unidades. Melhor ainda, esta segunda iteração é completamente compatível com o modelo original, isto é, tudo o que foi aprendido antes pelos utilizadores pode ser aplicado. aqui..
"Isto é realmente um PC agora," disse Upton. "Podes fazer a maioria das coisas que fazes com um PC. Navegar na Internet, ver vídeos, jogar jogos como Minecraft, mas também tem todas as ferramentas que as crianças precisam para aprender a programar".
"O melhor é que, apesar das mudanças, conseguimos manter tudo igual. Por isso, todos aqueles tutoriais que as pessoas criaram ao longo dos anos continuam a funcionar. Apenas aumentou a quantidade de coisas interessantes que os miúdos podem fazer".
O novo modelo não vem substituir o original. Desde que continue a haver procura, os originais Model B e Model B+ vão continuar a ser vendidos. Mas o seu preço, que é 35 dólares, não será reduzido.