Passar para o conteúdo principal

Ratchet & clank: Size Matters

O tamanho é tudo!

A dupla cósmica mais cómica de sempre está de volta, e se pensavam que a despedida à PlayStation 2 já tinha sido feita, desenganem-se.

À semelhança de outros títulos, Size Matters dá o “salto” da portátil Sony para a PlayStation 2, o que certamente fará as delícias de todos os fãs que ainda não aderiram à PSP. No entanto, aquilo que pode ser considerado como ambicioso e único para uma portátil, corre agora o risco de se tornar em apenas mais um, para a consola caseira. Será que Ratchet regressa à PlayStation 2 para mais uma vez triunfar?

Depois de várias vezes salvar a galáxia, esta dupla de improváveis heróis encontra-se agora de férias e goza de um belo descanso num planeta paradisíaco. A nossa aventura começa quando após exibirem os seus dotes para uma jovem fã, Ratchet e Clank são atacados por robôs que procuram capturar a fã do duo maravilha. Apartir daqui podem esperar várias viagens por diversos e variados planetas na descoberta de novas aventuras e desafios.

Inserido numa série habituada a oferecer belos gráficos, Size Matter visualmente encontra-se idêntico aos anteriores, o que anteriormente significaria muito mas que agora quer dizer pouco. Com o envelhecer da consola, os seus anos de ouro já passaram e nota-se que o que pode ser considerado como um trabalho fantástico para uma portátil, o mesmo não o pode ser quando falamos da PlayStation 2. No entanto podem contar com um visual muito colorido e com um design dentro do que estamos habituados.

Jogar Ratchet & Clank é quase como andar de bicicleta, quem aprende nunca mais esquece. A jogabilidade mantém-se igual ao esquema tradicional da série e tal, não poderia deixar de ser. Vamos saltar, atacar, usar engenhocas e armas tudo ao bom estilo tradicional, neste que sempre foi um dos aspectos mais agradáveis da série.

Este poderá ser também um dos principais problemas do jogo pois ao fim de tantos anos e depois de 4 jogos para esta consola, Size Matters não vem oferecer nada de novo. É uma experiência completamente igual aos anteriores, apenas com um novo argumento. Mesmo a possibilidade de adquirir novas armaduras e possibilidades de personalização das mesmas, pouca novidade de real valor confere.

Na componente sonora, a Sony dá-nos mais uma vez uma amostra de um excelente trabalho e podemos encontrar Size Matters totalmente localizado para Português, voz e legendas. Um excelente trabalho, que torna a experiência mais acessível para o público mais jovem que com certeza sentirá assim maior facilidade em compreender o bom humor desta dupla. Aparte das vozes podem contar os já tradicionais sons da série e com as músicas habituais.

Ratchet & Clank: Size Matters, chega à PlayStation 2 para provar que realmente o tamanho importa. Numa pequena portátil pode ser considerado como um grandioso resultado, foi espantoso constatar que a série poderia ser recriada na PSP com sucesso, mas tal não se sente nesta consola caseira. Um jogo que apenas pode ser aconselhado a 3 tipos de jogadores, aos fãs mais acérrimos da série, a quem não tem uma PSP ou a quem não tem uma PlayStation 3, pois é mesmo na mais recente consola Sony que se pode encontrar a melhor experiência que esta dupla consegue oferecer.

7 / 10

Lê também