Ravenlok - Ação e encanto
Action RPG simples e com imenso charme.
Ravenlok da Cococucumber é mais um fascinante exemplo do potencial dos estúdios indie para refrescar a indústria. Eu adoro uma boa experiência AAA e aplaudo de pé os melhores esforços das maiores casas, mas a experiência de intercalar esses esforços com a arte das produções independentes gera a sensação de desfrutar em pleno desta indústria de entretenimento.
Ravenlok é o mais recente esforço da equipa que te trouxe Echo Generation, é apresentado como o último jogo na sua Trilogia Voxel, um termo usado para definir a estética visual escolhida para os seus trabalhos (mundos compostos por cubos 3D como elemento definidor da sua estética). Tal como o elogiado trabalho anterior, Ravenlok é um jogo engenhoso e repleto de charme, tornando-se mais surpreendente quando constatas que foi criado por apenas 10 pessoas.
Com fortes inspirações na sensação de fantasia das obras de J.R.R. Tolkien e no deslumbre visual das mágicas jornadas da Studio Ghibli, Ravenlok mostra-te uma jovem rapariga que entra num mundo de fantasia através de um espelho. Neste mundo de magia com animais que falam, a ideia é descobrir uma mistura de Alice no País das Maravilhas com Action RPG, capaz de cativar o teu imaginário e fazer-te esquecer a noção do tempo.
Com uma adorável história, na qual tentarás ajudar Ravenlok a salvar este reino repleto de magia e a voltar para casa, a Cococucumber agarra facilmente o jogador pela sua abordagem ao design de jogo: optaram por descomplicar e tornar tudo o mais suave possível para desfrutares do jogo sem grandes atritos. É um Action RPG fácil de jogar, que apesar de apresentar mecânicas como ganhar XP para subir de nível ou desbloquear feitiços, não aumenta artificialmente a dificuldade, prefere que a exploração do mundo e os quebra-cabeças ligeiros guiem a tua diversão.
Existem boss fights contra inimigos imponentes, existem segmentos com imensos inimigos a atacar-te e existem zonas onde terás de ter muita atenção para resolver alguns quebra-cabeças, mas Ravenlok é um jogo no qual a diversão chega facilmente e a magia dos visuais é tanta que te vais querer perder neste mundo. Descobrir um novo local, acompanhar as side-quests e ajudar os habitantes, obter dinheiro para comprar itens, é tudo divertido.
Desprovido de qualquer dificuldade, o que poderá desiludir em algumas das boss fights, Ravenlok foca-se no esplendor visual e na narrativa. É um exemplo de uma equipa que opta por divertir o jogador com a proposta de viajar para outro mundo e sentir magia. Não é um Action RPG desafiante, com grind e bosses que terás de repetir exaustivamente. É um daqueles jogos "feel good" para relaxar e quando o terminares vais-te sentir bem disposto.
Ravenlok é um daqueles jogos para jogar e simplesmente sentir felicidade, com uma forte dose de conforto transmitido pelo seu charme. Não é difícil, não dura muito tempo e não tenta "melgar-te" com coisas artificiais para durar mais tempo, opta por descomplicar e fazer da jornada o seu maior trunfo. Com uma história adorável e imenso encanto, acerta no equilíbrio da experiência geral e no seu foco em divertir o jogador.
Prós: | Contras: |
|
|