Razer Moray review - Conforto acima de tudo o resto
Assenta perfeitamente nas orelhas.
A Razer fez recentemente a sua estreia no mundo dos auriculares in-ear, tendo lançado há pouquíssimos dias o novo Razer Moray. Este é um tipo de auricular bastante diferente daqueles a que poderás estar habituado, reminiscente dos dispositivos usados por apresentadores em televisão.
Ao longo dos último dias, tive a oportunidade de experimentar o Moray, uns auriculares desenhados especificamente para aqueles que gostam de jogar ou fazer streaming todo o dia e que valorizam o conforto acima de qualquer coisa. E, de facto, o Moray triunfa nesta área.
Conforto máximo
Tal como podes ver nas imagens, o monitor in-ear é colocado nos ouvidos, sendo que os seus fios passam por trás das orelhas, completamente modelado de acordo com a anatomia do corpo humano que lhe confere uma gigantesca ergonomia. A própria secção dos fios que está em contacto com a parte anterior da orelha possui uma resistência superior comparativamente ao resto, permitindo um maior aconchego do produto.
Historicamente, nunca tive muita sorte com auriculares, fones, earbuds e afins: a maior parte destes dispositivos nunca me assenta a 100%, independentemente da almofada que escolha, escorregando do ouvido à medida que o tempo passa ou saltando por completo caso faça um movimento mais brusco. Com o Razer Moray, não senti isso em momento algum, o que foi deveras surpreendente.
O Moray manteve-se sempre bem preso aos meus ouvidos mesmo quando caminhava pela casa a ouvir música. Tal como disse anteriormente, estes fones foram feitos para um contexto gaming/streaming mas, admito, gostava que houvesse uma versão dos mesmos idealizada para lazer ou desporto, pois a Razer não brincou em serviço relativamente ao seu conforto.
O Moray não tem Bluetooth, apenas jack
Infelizmente, os fones não possuem tecnologia bluetooth, alicerçando-se apenas numa conexão jack de 3,5mm. Numa era em que as empresas tentam simplificar cada vez mais os seus dispositivos, nomeadamente a remoção de cabos e fios, isto é ligeiramente desapontante e espero ansiosamente que a Razer tenha isto em mente nos seus lançamentos futuros. Tendo em conta que as entradas jack estão cada vez mais démodé, muitos dispositivos não poderão usufruir do Moray.
Para além disso, vale a pena notar que os fones não possuem qualquer tipo de botão ou tecnologia de toque, o que significa que não podes alterar o volume ou parar/avançar uma música. Nada propriamente grave, mas terás de ir obrigatoriamente ao teu telemóvel ou computador caso queiras fazê-lo. O Moray também não tem microfone embutido.
No entanto, tenho a perfeita noção que um dos atributos que mais interessa aos consumidores relativamente a earphones são a sua qualidade sonora. O Razer Moray não quebra barreiras nesse sentido mas possui um som totalmente aceitável: límpido e claro, ajudado pela sua tecnologia de remoção de ruído. Ainda assim, se colocas o som como prioridade na tua experiência gaming e procuras o mais alto nível de imersão, uns headphones serão certamente uma melhor escolha.
Os fones mais confortáveis que alguma vez usei
Assim sendo, a minha conclusão é apenas uma: o objetivo destes fones é conferir o maior conforto possível ao consumidor. Aliás, arrisco-me a dizer que são os fones mais confortáveis que alguma vez usei. Os headphones "tradicionais" podem ser um pouco problemáticos pois parece que apertam a cabeça se os usas durante muito tempo (uma sensação exacerbada pelo facto de usar óculos) e, tal como mencionei anteriormente, os fones clássicos têm a tendência a escorregar do meu ouvido. O Moray encontra o equilíbrio certo.
O Razer Moray pode ser adquirido por 149,99€ e inclui vários itens, como almofadas de diferentes tamanhos e materiais, e uma bolsa de transporte. Para mais informações, consulta o site da Razer.
Prós: | Contras: |
|
|