Realidade Virtual causa aumento nas vendas de Joysticks
O Saitek X-52 foi o produto de mais vendido da MadCatz no ano passado.
A febre da realidade virtual está a gerar uma corrida aos periféricos para PC, principalmente no que toca aos Joysticks de aviação.
No ano passado, o produto mais vendido da Mad Catz, uma das maiores fabricantes de periféricos para videojogos, foi o Saitek X-52, um joystick de aviação que custa 149 dólares no site oficial da companhia.
Para Alex Verrey, o director de relações públicas da Mad Catz, não restam dúvidas que o crescimento nas vendas é resultante da realidade virtual, que entre os entusiastas do PC tem cada vez mais uma adopção maior.
"Durante o ano passado, durante a maior parte do ano? O systema HOTAS foi o produto mais vendido da companhia," respondeu Verrey. "Foi por causa de Elite Dangerous, Star Citizen e toda aquela coisa da realidade virtual. Não os conseguimos fabricar rápido o suficiente."
Tanto Elite Dangerous como Star Citizen são jogos no qual controlamos uma nave no espaço, pelo que um Joytstick juntamente com a realidade virtual eleva a experiência e imersão. O preço de um kit de realidade virtual mais os acessórios como um Joystick é elevado, mas é um valor que muitos entusiastas estão dispostos a pagar.
Aproveitando esta febre, a Mad Catz está a preparar uma linha de produtos dedicada a Star Citizen baseada no Saitek X-52. Uma das vantagens deste periférico é que existe virtualmente no jogo, portanto, quando olham para baixo na nave, têm uma representação igual dos botões igual à versão real.
Surpreendentemente, outro sucesso da Mad Catz no ano passado foi a linha de produtos para Farming Simulator. O jogo ainda não tem suporte para a realidade virtual, mas a companhia espera que seja implementado no futuro, de forma a aumentar as vendas dos seus periféricos para o jogo.