Passar para o conteúdo principal

Realidade Virtual com 55 milhões de utilizadores no final de 2016

A maioria vai optar por soluções baratas como o Google Cardboard.

De acordo com um estudo de mercado realizado pela firma SuperData, a realidade virtual terá no final de 2016 cerca de 55 milhões de utilizadores, sendo que a maioria destes utilizadores estará no segmento mobile.

O estudo prevê que a maioria vai optar por soluções baratas como o Google Cardboard, que é feito de cartão e funciona com os smartphones. Neste segmento há opções premium como o Gear VR da Samsung, no entanto, este dispositivo só funciona com os smartphones topo de gama desta marca, limitando a adopção dos utilizadores.

Devido aos custos elevados, pelo menos nesta face inicial, serão poucos os utilizadores a adoptar a realidade virtual nas consolas e no PC. No caso das consolas, estima-se que 1.9 milhões comprem o PlayStation VR para a PS4. No PC a previsão é de 6.6 milhões, mas os utilizadores poderão escolher entre o HTC Vive e o Oculus Rift.

É indicado ainda que nesta primeira fase a maioria dos jogos para a realidade virtual virão dos produtores independentes, devido à sua habilidade para arriscar e custos de produção menos elevados. Grandes editoras como a Activision e Electronic Arts preferem esperar para ver o ritmo de adopção da tecnologia.

Outra informação valiosa é que no final de 2015 existiam 829 jogos em produção para a realidade virtual. A maioria dos conteúdos disponíveis no final do ano eram para o Oculus Rift, que conta com 71 porcento dos conteúdos existentes para a realidade virtual. O Google Cardboard tem 24 porcento dos conteúdos, enquanto o PlayStation VR e HTC Vive contam apenas com 5 e 1 porcento, respectivamente.

Clica para aumentar a imagem.

Lê também