Passar para o conteúdo principal

Realizador de Valiant Hearts deixa a Ubisoft

Procura por novas oportunidades onde possa ser um indie de verdade.

Yoan Fanise, realizador de Valiant Hearts e que trabalhou durante 14 anos na Ubisoft, anunciou que vai deixar a companhia francesa.

Fanise explicou, em conversa com o Gamasutra, que os processos de desenvolvimento são cada vez maiores, com mais pessoas envolvidas, e que a interacção entre elas é cada vez mais limitada, limitando assim a criatividade dos projectos.

Fanise relembrou como Beyond Good & Evil foi criado por 30 pessoas, e que como todas davam ideias para o guião, para o design dos níveis, entre outras coisas, algo impossível num jogo AAA dos dias de hoje.

Ele sublinhou também que apesar do sucesso de Valiant Hearts, as receitas envolvidas não são nada para a Ubisoft quando comparadas com qualquer uma das suas grandes séries. Para além disso explicou que muitos diziam que Valiant Hearts não era um verdadeiro jogo indie, e que agora quer fazer um jogo indie de verdade.

Para explicar a situação, Fanise fez uma comparação: "Imagina que és um cozinheiro de uma cadeia de restaurantes de sucesso que te deixa fazer a tua própria comida numa caravana estacionada num parque, mas que depois diz para voltares para dentro. O que farias?"

Lê também