Passar para o conteúdo principal

Realizadores de Avengers: Endgame comentam "declínio" da Marvel

Não é fatiga de super-heróis, afirmam.

Crédito da imagem: Marvel

A Marvel é uma marca de peso no mundo cinematográfico, com os seus filmes a renderem milhares de milhões nas bilheteiras. No entanto, nos últimos anos, o estúdio tem tido alguma dificuldade a impor-se e a atingir os valores de outrora.

Muitos espetadores culpam a quantidade de filmes lançados, que poderão ter criado uma sensação de fatiga, mas os realizadores de Avengers: Endgame não partilham essa opinião.

Em entrevista ao Gamesradar, os Russo Brothers disseram o seguinte:

"Acho que é fatiga em geral. A questão da fatiga dos super-heróis já existia muito antes do trabalho que estávamos a fazer. Então, é uma espécie de reclamação eterna. (...) As pessoas costumavam reclamar dos filmes western da mesma forma, mas eles duraram décadas e décadas e décadas. Eles foram continuamente reinventados e levados a novos patamares à medida que avançavam."

Os realizadores também afirmam que estamos num período transacional de consumo de entretenimento, que inclui uma divisão geracional: por um lado, temos pessoas que estão habituadas a ver conteúdos num determinado local, num determinado horário; por outro, temos uma nova geração que quer ver conteúdos no momento, por vezes fazendo outras coisas em simultâneo.

"Nós comunicamos através de memes e manchetes, sem que ninguém leia duas frases, então tudo tem 100 caracteres ou menos – ou vídeos de 10 segundos nas redes sociais. Acho que o formato de duas horas, a estrutura usada para fazer um filme, já tem mais de um século e tudo sempre transita.", dizem.

Assim sendo, de acordo com Anthony Russo e Joseph V. Russo, esta fatiga aplica-se de uma forma geral a todos os conteúdos, e não apenas à Marvel.

Lê também