Passar para o conteúdo principal

Recordar Dragon Ball Tenkaichi 3 e perceber o entusiasmo pelo novo jogo

Será mesmo o melhor jogo de Dragon Ball?

A geração da PlayStation 2 foi de ouro para os jogos de Dragon Ball, foi aí que surgiram os títulos que são amplamente considerados os melhores e o exemplo a seguir. Há quem diga que o melhor é Budokai 3, outros pendem para Tenkaichi 3. No final, é uma questão de preferência porque os dois eram igualmente bons à sua maneira.

Bizarramente, apesar de haver este consenso entre os fãs, a Bandai Namco nunca deu continuação a nenhuma das séries: nem Budokai voltou a ter um novo jogo, nem Tenkaichi. Houve apostas com estilos similares. Burst Limit da PS3 era como uma sequela espiritual de Budokai. Xenoverse tem um estilo de jogabilidade semelhante a Tenkaichi. Dragon Ball Z Kakarot tem também uma herança grande de Tenkaichi.

Mas nenhum destes jogos é realmente uma sequela de Budokai 3 ou Tenkaichi 3. Depois de um peditório que perdurava há anos, a Bandai Namco limpou os ouvidos e ouviu. No Domingo que passou, anunciou um novo Dragon Ball Tenkaichi e os fãs deliraram.

O porquê do entusiasmo

Não descurando a qualidade dos outros jogos de Dragon Ball, a série Tenkaichi, em particular o terceiro jogo, foi o que melhor capturou os combates estrondosos e explosivos de Dragon Ball retratados na animação. As lutas de Dragon Ball decorrem em cenários vastos, em que muitas vezes as personagens são atiradas a grande velocidade pelo ar e percorrem grandes distâncias.

Ver no Youtube

Dragon Ball Tenkaichi conseguia capturar isso. Para a geração da PS2, as arenas do jogo eram grandes, mas também era fácil chegar às barreiras invisíveis à volta. Ainda assim, a sensação de poder transmitida era contagiante. As personagens voavam de um lado para o outro, o cenário ficava arrasado ao longo do combate, a jogabilidade era veloz e requeria timings precisos para esquivar os ataques.

Mas o jogo era conhecido por ainda mais do que isto. Tenkaichi 3 tem 161 personagens jogáveis (isto inclui as transformações de cada personagem e fusões). Nunca mais houve um jogo com uma lista tão completa de personagens. Melhor ainda, podias começar o combate na forma base e ir transformando-te ao longo do combate. Também podias escolher no ecrã inicial começar na transformação que querias.

Como jogo de Dragon Ball, havia poucas falhas a apontar. Sim, a jogabilidade era praticamente igual para todas as personagens, mas não estragava a diversão. Era um pequeno custo para ter tantas personagens jogáveis. Por estas razões, saber que um novo Tenkaichi está a caminho é entusiasmante.

O que esperar de Dragon Ball Tenkaichi 4?

Ver no Youtube

A Bandai Namco não anunciou nem data de lançamento, nem plataformas. Todavia, é provável que tenha como alvo a atual geração de consolas, como a PlayStation 5 e Xbox Series. Se o jogo realmente aproveitar o hardware destas consolas ao máximo, então as possibilidades são mais do que muitas. Tenkaichi 3 foi lançado na PS2; estamos agora três gerações à frente.

Os fãs não esperam apenas uma lista ainda maior de personagens (porque agora existem as personagens de Dragon Ball Super), querem maior qualidade gráfica, arenas maiores, destruição mais épica e detalhada, melhores animações, e quiçá refinações ao sistema de combate (que era bom, mas não perfeito).

Por outro lado, Tenkaichi 3 foi lançado numa época em que não havia DLCs nem Season Passes. Olhando para o historial dos jogos de Dragon Ball mais recentes, é quase garantido que haverá coisas que serão colocadas de lado para lançar como conteúdo adicional. Espero que não sejam muitas coisas...

O nome Tenkaichi traz grandes expectativas para os fãs. Existe aqui o potencial para superar todos os jogos de Dragon Ball. Espero que a Bandai Namco não desiluda.

Lê também