ReCore - Teste à performance na Xbox One e PC
O Digital Foundry investiga o jogo de Inafune.
Um dos mais interessantes títulos lançados em Setembro foi ReCore, um exclusivo Xbox One e Windows 10 da Microsoft, desenvolvido pelo estúdio Armature, de Metroid Prime, e imaginado por Keiji Inafune, o criador de Mega Man. Recorrendo ao motor Unity, a equipa criou um jogo singular e o Digital Foundry decidiu investigar a performance nas duas versões e a qualidade gráfica.
Feito com a Xbox One em mente, ReCore corre a nativa 900p na consola da Microsoft apoiada por anti-aliasing pós-processamento. No PC, temos 1080p que torna a imagem mais nítida, apoiada por AA temporal que melhora ligeiramente a qualidade de imagem. Nenhuma das versões é perfeita neste aspecto e ainda existe brilho em Joule e em vários elementos do cenário.
A qualidade de texturas está superior no PC, apresentando menos bens de baixa resolução. A Xbox One utiliza bens equivalentes a high e medium e outros que ficam no meio. No PC, a opção high dá-nos uma qualidade ligeiramente superior mas ainda assim, a versão PC está repleta de texturas de baixa resolução, apesar de tal ser difícil de notar enquanto jogamos. A versão PC inclui melhor filtro de texturas e ainda mais efeitos alpha, que ajudam a aumentar a intensidade e qualidade de algumas cenas.
A respeito dos controversos tempos de carregamento, a versão Xbox One não apresenta muitos carregamentos mas quando acontece, podem passar 56 segundos a olhar para o ecrã quando uma nova área carrega, e podem passar até 46 segundos ao perder contra um boss. No PC, isto não é um problema e na média, demora metade do tempo de carregamento da versão Xbox One.
Na consola Microsoft, o jogo corre a 30fps e as quedas são raras. Em cenas mais exigentes, em tiroteios com muitos inimigos e efeitos alpha, os rácios de fotogramas sofrem muito mais, descendo até para baixos 20s. Isto retira algum polimento ao movimento lateral e a algumas cenas, apesar de não afectar necessariamente a diversão. Claro que no PC podemos procurar gameplay a 60fps, algo que encaixa na perfeição neste tipo de jogos.
Para conseguir 60fps, foram precisos alguns ajustes nas definições com o jogo a correr num i5 com uma Radeon RX 480 e uma Nvidia GTX 1060 que nos permite alcançar esse objectivo. Se a 30fps a versão PC corre praticamente sem quedas, a 60fps temos gameplay completamente firme na RX480 enquanto na GTX 1060 surgem algumas quedas.