Red Dead Redemption 2 - Lições a tirar de GTA V
A Rockstar tem muito a aprender consigo mesma.
Red Dead Redemption 2 é real e já foi confirmado para o Outono de 2017 na PlayStation e Xbox One, sendo o próximo grande épico da Rockstar Games depois de Grand Theft Auto V. Esse magistral título lançado em Setembro de 2013, um sucesso incrível que perdura há três anos e não parece abrandar, traçou o caminho para os jogos de acção em mundo aberto durante a transição de uma geração de consolas para a seguinte. É uma das claras referências para a indústria dos videojogos, em vários aspectos, e provavelmente será o principal jogo a ter em conta na hora de preparar este novo épico de cowboys e vilões.
Ao contrário do que sucedeu entre Red Dead Revolver e Red Dead Redemption, a Rockstar optou por não mudar o "subtítulo" da série Red Dead e declarou-o como Redemption 2, sugerindo que teremos o regresso de alguns personagens. Somente amanhã teremos o aguardado trailer de apresentação do jogo, mas as apostas recaem todas sobre acontecimentos decorridos quando John Marston ainda estava a trabalhar com o grupo de bandidos que mais tarde ajudou a capturar.
Estando agendado para o Outono de 2017, é altamente susceptível a atrasos. A espera será longa... até a espera de um dia pelo primeiro trailer está a ser, o que nos permite olhar para o passado recente da Rockstar e especular sobre o futuro. Melhor ainda, dá-nos tempo para imaginar o que poderá ser feito para tornar a experiência fantástica, num mundo pós-GTA V. Este incrível sucesso, que há três anos perdura nas tabelas dos jogos mais vendidos, poderá influenciar muito positivamente Red Dead Redemption 2 mas também revela pontos em que a companhia precisa apostar e melhorar.
Vários protagonistas: O Bom, o Mau, e o Feio
A possibilidade de jogar com três protagonistas em Grand Theft Auto V foi uma das suas mais valias. Se estivesses aborrecido com a vida de Franklin, podias passar algum tempo com Michael ou então virar tudo do avesso com Trevor. Ainda não vimos o primeiro trailer de Red Dead Redemption 2, mas a primeira arte promocional sugere um grupo de indivíduos, o que poderá abrir a porta a vários protagonistas e quem sabe até a um modo cooperativo.
Seria interessante percorrer o Velho Oeste cumprindo missões ao lado de mais jogadores, ao invés de estarmos sempre sozinhos a planear missões e a trocar entre personagens. Apesar disso ser muito fixe em GTA V, John Marston foi um personagem fantástico, que deu imenso gosto conhecer, mas GTA V provou que o uso de vários personagens pode incutir tremenda profundidade, diversão e incrível variedade a uma história. Especialmente porque permite diversas abordagens e perspectivas sobre a mesma situação ou locais.
A lista de personagens cuja história, ou perspectiva sobre uma história comum, o jogador iria seguir podia ser altamente variada e não precisa de ser somente bandidos. Poderia colocar o jogador na pele de um nativo, de num oficial da lei, do governo, seja o que for que nos pudesse dar uma imagem completamente diferente e válida de uma realidade comum.
Red Dead Redemption provou que um jogo no Velho Oeste é muito mais do que tiros e cavalos. Depois do nível de imersão e profundidade conquistados pelo primeiro, Red Dead Redemption 2 terá obrigatoriamente que construir sobre isso e levar ainda mais além.
Adoptar o "novo" Velho Oeste
Grand Theft Auto sempre demonstrou uma grande inspiração no cinema e os irmãos Houser da Rockstar fizeram de tudo para conferir um tom mais cinematográfico aos seus jogos. Por isso mesmo seria altamente interessante ver Red Dead Redemption 2 a reconhecer as recentes incursões cinematográficas pelo Velho Oeste. Entre as mais populares temos dois trabalhos de Quentin Tarantino,que poderiam influenciar de forma magnífica o jogo da Rockstar. Depois de Django Unchained e The Hateful Eight, o Velho Oeste da Rockstar não pode ser o mesmo.
Séries como Deadwood também podem ser bons exemplos para a companhia na hora de desenvolver os personagens, tom e história do jogo, mas filmes ou séries como Justified, Preacher, Breaking Bad, True Detective, No Country For Old Men, e até Inglorious Bastards (mais um de Tarantino), podem servir como referência para momentos gloriosos. Seja através de personagens com frases absolutamente incríveis a personalidades cativantes, ou até mesmo ao tom e à forma como a música se enquadrada para conferir atmosfera.
Se Sergio Leone perdurou como a grande referência sobre o Velho Oeste, nos dias de hoje recebeu a companhia de alguns trabalhos que nasceram graças à sua inspiração. Temas de vingança, desespero, injustiça, traição, e outros mais, podem permitir que Red Dead Redemption 2 seja o mais glorioso possível.
Permitir o modo na Primeira Pessoa
Quando GTA V chegou à PlayStation 4, Xbox One e PC, foi adicionado um modo que permitia aos jogadores jogar numa perspectiva na primeira pessoa. Não mudava a jogabilidade de forma relevante, mas permitia uma visão alternativa e talvez mais detalhada da cidade e do mundo de jogo. Talvez mais importante, permitia uma perspectiva diferente que podia conferir maior sensação de imersão a quem adora uma bela experiência na primeira pessoa.
Tendo em conta a existência do modo Red Eye no original, talvez esta perspectiva se enquadre ainda melhor com Red Dead Redemption 2. Imaginem aqueles momentos em que o tempo fica mais lento e conseguem despachar vários inimigos que destacaram num piscar de olhos na primeira pessoa... deve ser brutal!
Com uma qualidade visual à altura e um sistema de selecção de partes corporais, o Red Eye poderá conquistar toda uma diferente magnitude patrocinada pela perspectiva na primeira pessoa. Até a jogabilidade em si poderá beneficiar com novas possibilidades, como interrogações ou raptos, se necessário.
Lançar uma versão PC com o Rockstar Editor
Os jogadores PC que se encantaram com GTA V não ficaram nada contentes ao ver que o jogo não foi anunciado para PC. Se a Rockstar seguir a sua tradição, o mais provável será o lançamento na PlayStation 4 e Xbox One, seguido meses mais tarde pela versão PC. Existe esperança, mas ainda assim muitos jogadores ficaram desanimados com esta situação. A espera adicional será tão cruel quanto a incerteza do lançamento na sua plataforma preferida.
Apesar de chegar com 19 meses de atraso em relação às versões originais, Grand Theft Auto V no PC foi fenomenal e trouxe consigo o Rockstar Editor. Esta ferramenta, usada para criar filmes com tudo o que existe no mundo de jogo, permitiu a criação de obras fenomenais imaginadas pela comunidade adepta ao jogo. Imaginem as formas incríveis que Red Dead Redemption 2 poderia beneficiar com a existência de um modo Editor no PC.
Momentos caricatos, momentos épicos, música repleta de tensão num duelo promovido com o melhor ângulo de câmara possível! Quem sabe a Rockstar não está a preparar mais ferramentas capazes de apelar à paixão da comunidade, ferramentas que até podem chegar às versões PlayStation 4 e Xbox One.
Transformar os Heist em assaltos a bancos e comboios
A Rockstar confirmou desde logo que a vertente multijogador de Red Dead Redemption 2 seria inovadora. Mais do que isso, confirmou que o imersivo e vasto mundo da campanha seria o palco para essa sua faceta. Depois do que vimos em Grand Theft Auto V, é fácil acreditar nesta promessa, sendo igualmente fácil imaginar as potencialidades do que já existe quando aplicadas à essência desta aventura no Velho Oeste da Rockstar.
Pensar nos GTA Heist e imaginá-los adaptados para o Velho Oeste na forma de assaltos a comboios ou bancos é fácil. Além dos modos competitivos de GTA Online, moldados para servir os propósitos de uma era completamente diferente, Red Dead Redemption 2 poderia beneficiar com incríveis assaltos a edifícios altamente protegidos, onde o trabalho de equipa seria imprescindível para sairmos de lá com o dinheiro. Bancos, minas, plantações, salões, fortes e até comboios poderiam encher o jogador de adrenalina enquanto executava os seus assaltos.
Se tivermos em conta que GTA Online continua a ser apoiado no PC, PlayStation 4 e Xbox One (as versões originais da PS3 e Xbox 360 deixaram de receber actualizações), a Rockstar Games conquista o respeito de qualquer um. É precisa uma evolução desse trabalho que queremos ver em Red Dead Redemption 2.
"Basta trocar os carros e motos por cavalos e carroças! Estamos prontos!"
Melhorar o gunplay e a jogabilidade
Grand Theft Auto V é um jogo altamente divertido (e Red Dead Redemption também o foi), desde as perseguições aos tiros, algo muito importante para um jogo no Velho Oeste, mas Red Dead Redemption 2 precisa de levar as coisas mais além. Desde o comportamento dos personagens que controlamos, e especialmente a sua interacção com alguns objectos nos momentos de aperto, sem esquecer o manusear das armas e o seu respectivo comportamento, que precisam de ser melhorados e reforçados.
Apesar de nos divertirmos imenso com GTA V, existem momentos em que os personagens não agem como gostaríamos, até algumas animações parecem estranhas, e a Rockstar precisa de melhorar as físicas e o gunplay para permitir que a jogabilidade seja ainda melhor do que aquela que vimos nos seus anteriores jogos.
De jogo para jogo, a Rockstar tem demonstrado claras melhorias na jogabilidade, e por isso mesmo temos toda a confiança na equipa de desenvolvimento para tornar Red Dead Redemption 2 ainda mais gratificante.
Melhorar os serviços online
Apesar de Grand Theft Auto Online ser verdadeiramente espectacular e de todos os nossos amigos se divertirem imenso, os seus serviços podem levar algumas pessoas ao desespero. Existem diversos problemas que precisam ser resolvidos para elevar a experiência ao patamar que realmente merece, e este é um dos pontos em que a equipa de desenvolvimento mais se deve focar. Especialmente se quiser ter uma vertente online que dignifique devidamente o jogo.
Além dos diversos problemas na ligação ao serviço e aos servidores, mesmo para tarefas banais, como nascer numa partida, aceder a modos ou até navegar pelos menus, GTA Online precisa de ser a influência que permitirá a criação de uma experiência mais fluída, mais imediata e ainda mais integrada na personalidade crescentemente social da nossa indústria.
Quando Martson deu o pontapé na porta para entrar por um salão acompanhado pelos amigos, é melhor que a ligação esteja pronta e suave para começarmos a disparar quando o piano tocar.
Não permitir que seja adiado
Isto é algo cruel que Grand Theft Auto V fez aos seus fãs, um adiamento de quatro meses que levou muitos jogadores ao desespero. Até a versão PC que chegou mais tarde foi adiada duas vezes. É algo que não queremos ver acontecer em Red Dead Redemption 2 e apesar de olharmos para Outono de 2017 como Primavera de 2018, queríamos imenso estar errados.
Red Dead Redemption 2 merece chegar às lojas na sua melhor e mais magnífica forma possível, e já se estão a lembrar de uma célebre frase de Miyamoto enquanto lêem isto, mas seria tão bom ver essa magistral experiência na data avançada pela Rockstar. Muitos de vocês até já estão a pedir um bundle Red Dead Scorpio não estão?
Será preciso esperar e ver se a Rockstar aprende estar lição vinda de GTA V, mas só o tempo o dirá. A Rockstar poderá ter decidido anunciar o jogo numa fase mais avançada do seu desenvolvimento e quem sabe, fazer alguma coisa ao estilo da Bethesda com Fallout 4? Vamos acreditar que Red Dead Redemption 2 foi anunciado numa fase do seu desenvolvimento que permite à Rockstar assegurar a data anunciada.