Relatos sobre a decandência do mercado japonês são exagerados
Enterbrain diz que apesar de tudo o mercado de jogos está vivo naquele país.
Segundo um estudo da Enterbrain (via Destructoid), agência que recolhe dados sobre a indústria de videojogos no Japão, a chamada decadência do mercado nipónico é um exagero.
A Enterbrain diz que este passatempo tão adorado por nós não teve uma queda abrupta na população mais jovem, no entanto teve um crescimento imperceptível de 0,1%, devido a vários motivos, entre os quais se destaca a demografia.
Ao que tudo indica o factor determinante para este recente minúsculo crescimento da indústria vai para a queda da população nipónica, que atingiu o seu ponto mais alto em 2008. A partir desse ano a população do país tem vindo a diminuir, pelo que os jovens, o principal mercado para os videojogos, também diminuíram.
No entanto, o relativo declínio dos jogos de consola foi compensado pelo auge dos dispositivos móveis, com um mercado que está em constante expansão.
Outra das causas para a estagnação do mercado é a crise económica no território japonês, que obrigou os jovens a aceitarem empregos com menor remuneração, deixando assim menos dinheiro disponível para ser gasto em videojogos.
No entanto, o estudo destaca que os novos modelos de negócio não são menos produtivos que os anteriores, se as companhias souberem tirar partido das oportunidades.