Representação de Yasuke em Assassin's Creed Shadows gera debate nacional no Japão
Envolvimento dos Ministérios da Educação, Tecnologia e dos Negócios Estrangeiros do Japão.
A Ubisoft depara-se novamente com uma nova vaga de críticas ao jogo Assassin's Creed Shadows, mais uma vez centrada na controvérsia em redor de Yasuke. O público japonês já tinha manifestado o seu descontentamento pela forma como a era histórica é retratada no jogo. Mais recentemente, veio a público que Thomas Lockley, o autor que promoveu Yasuke, fabricou grande parte da informação sobre esta figura histórica, agravando ainda mais as pressões e transformando a questão num incidente diplomático no Japão. Informações recolhidas junto do That Park Place.
A importância da atual contestação reside no facto de Lockley ter aparentemente inventado detalhes sobre Yasuke, promovendo-o como o primeiro samurai negro. Esta deturpação deu origem a uma reação importante por parte dos políticos japoneses, colocando Assassin's Creed Shadows no centro do debate.
A representação incorreta de Yasuke como um samurai japonês distorce a história e a cultura do Japão, o que pode resultar em graves problemas diplomáticos. A questão foi inicialmente levantada por um conselheiro político japonês, que confirmou que estão a ser enviadas cartas a vários ministros japoneses para abordar a questão das falsas narrativas divulgadas pela Ubisoft sobre a história japonesa ao público do mundo inteiro.
Embora o governo ainda não tenha tomado medidas formais, há indícios de que a Ubisoft poderá vir a deparar-se com uma série de obstáculos. O conselheiro político afirmou ter contactado os ministérios da Educação, da Tecnologia e dos Negócios Estrangeiros, entre outros.
As primeiras respostas de vários ministérios japoneses indicam que o jogo Assassin's Creed Shadows está a ser sujeito a análises éticas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros referiu inicialmente que um jogo não tem qualquer relação com a diplomacia. No entanto, uma resposta posterior do mesmo ministério sugeriu que o problema poderia de facto escalar para uma questão diplomática, uma vez que a situação está a ficar rapidamente fora de controlo.
O conselheiro político também confirmou que está a investigar a história de Yasuke através da Biblioteca Nacional da Dieta do Japão, a fim de chegar a uma conclusão mais exata. Esta controvérsia põe em relevo a importância de representações históricas exatas e a responsabilidade das empresas de entretenimento ao retratarem figuras e acontecimentos históricos.