Resident Evil 4 recebeu grandes melhorias na recente atualização
Melhor qualidade de imagem e desempenho.
A Capcom lançou uma atualização para o remake de Resident Evil 4 que fez muito mais do que introduzir o Modo Mercenários. Segundo o Digital Foundry, esta mais recente atualização 1.004 melhorou a qualidade do jogo e corrigiu diversos problemas.
O principal problema na versão de lançamento é a qualidade de imagem, mas a PS5 sofria ainda mais devido a problemas extra com a reconstrução de imagem. A nova atualização melhoria isto e torna a imagem mais nítida na mais recente consola da Sony.
No entanto, as versões Xbox Series ficaram piores, estão mais nítidas mais exibem muito mais aliasing. As resoluções permanecem as mesmas, 1080p/1440p na Series S (modo desempenho vs qualidade), 1800p/2160p na Series X, e 1944p/2160p na PS5, por isso as diferenças estão no tratamento da imagem.
Tendo em conta que Resident Evil Village tem uma imagem mais limpa nestas consolas, o Digital Foundry acredita que a Capcom devia optar por melhorar Resident Evil 4. Seja com uma solução checkerboard menos agressiva ou com uma resolução nítida, a companhia devia fazer algo para melhorar a imagem em todas as versões de nova geração.
Uma nota importante para quem joga na PS5 é a correção da "distorção de lente" e "distorção de lente com aberração cromática", que agora correm sem o aspecto de baixa resolução. Ainda assim, é recomendado desligar estas opções. Outra correção está relacionada com os reflexos RT de baixa resolução e reflexos screen-space fracos.
Seja na PS5 ou Xbox Series X, os reflexos screen-space foram trocados por mapas cúbicos ou reflexos RT e isto melhora a qualidade da imagem. Na Xbox Series S, os reflexos screen-space parecem ter sido removidos por completo.
A Capcom também melhorou imenso o desempenho de todas as versões. A Xbox Series X agora com uma vantagem de 5 a 10fps sobre o código de lançamento, o que significa 60fps consistentes no modo desempenho. O modo resolução corre praticamente igual, descendo até 50fps ocasionalmente. Desligar todas as opções gráficas pode gerar melhorias, no pior terás 40fps em cenas mais complexas.
A Series S também corre muito melhor, com 60fps fixos em modo desempenho e apenas regista quedas em cenas específicas, como a cena à chuva no Capítulo 5. O modo resolução pode descer para meios 30s, mas isto poderá ser compreensível devido aos reflexos RT.
Na PS5, o modo desempenho corre a 60fps praticamente fixos, sem problemas, mas isto é igual ao código de lançamento. O modo resolução ainda pode descer para baixos ou meios 50s e com todas as opções gráficas ativadas, pode descer para meios 40s. Poderá ter melhorias, mas a versão PS5 não parece ter uma melhoria tão significativa no desempenho quanto as consolas Xbox.
Além disso, o Digital Foundry realça as melhorias nos problemas com a zona morta nas consolas Xbox Series. Com a recente atualização, o jogo tem uma resposta muito superior, ao nível do remake de Resident Evil 2 e Dead Space.