Passar para o conteúdo principal

Resident Evil 4 tem melhor imagem na Xbox Series X e melhor desempenho na PS5

O Digital Foundry partilha as suas descobertas.

O remake de Resident Evil 4 ficou disponível a 24 de março e o Digital Foundry apontou as suas ferramentas ao trabalho da Capcom, e apresenta-nos as suas descobertas sobre o estado do jogo em cada consola. De acordo com a tua preferência, terás melhor qualidade de imagem numa ou melhor desempenho noutra, mas todas precisam de melhorias.

De uma forma resumida, no confronto entre a Xbox Series X e a PlayStation 5, a consola da Microsoft consegue uma melhor qualidade de imagem, mas tem um desempenho inferior ao da consola da Sony. O uso de checkerboard parece causar um impacto muito negativo na nitidez e qualidade da imagem na PS5, o que certamente precisará de atenção da Capcom, enquanto o desempenho na Series X também merece melhorias.

O Digital Foundry recomenda desligar a aberração cromática em todas as consolas, especialmente na PS5 onde pode prejudicar ainda mais a qualidade de imagem, e a opção para cabelos por fios. Sobre a ray tracing na PS5 e Xbox Series X, o seu efeito não é transformador e é usado de forma muito limitada e com baixa resolução. Na Xbox Series S, não tens a opção para ativar cabelos por fios ou desligar a ray tracing, ativa automaticamente no modo resolução, com baixa resolução.

Eis um resumo de todas as descobertas do Digital Foundry que, apesar de elogiar o design visual do jogo, avisa que existem problemas na qualidade de imagem e desempenho em todas as versões. A Xbox Series X consegue uma qualidade de imagem mais nítida do que a PS5, mas a consola da Sony tem um desempenho muito mais estável.

Versões e especificações:

  • Xbox Series X Modo Resolução: 2160p com checkerboard e os 60fps como alvo, mas com quedas no desempenho para baixos 40s
  • Xbox Series X Modo Desempenho: 1800p com checkerboard e os 60fps como alvo, mas com quedas no desempenho
  • PS5 Modo Resolução: 2160p com checkerboard e os 60fps como alvo, mas com quedas para altos 40s
  • PS5 Modo Desempenho: 1944p com checkerboard e os 60fps como alvo, com apenas algumas pequenas quedas no desempenho
  • Xbox Series S Modo Resolução: 1440p com checkerboard e os 60fps como alvo, mas com quedas até baixos 30s
  • Xbox Series S Modo Desempenho: 1080p com checkerboard e os 60fps como alvo, mas oscila entre 50-60fps durante longos períodos de jogo
  • PS4 Pro Modo Resolução: 2160p com checkerboard na maioria do tempo a 30fps, mas pode descer para baixos 20s
  • PS4 Pro Modo Desempenho: 972p na maioria do tempo a 60fps, mas com quedas nos momentos mais intensos
  • PS4: 900p e opera entre os 35fps e os 50fps para um desempenho muito instável
Ver no Youtube

O Digital Foundry deixou ainda uma recomendação: jogar no modo desempenho com ray tracing ativa, se preferirem, ou jogar em modo Resolução num ecrã compatível com VRR. A Capcom recebe críticas por complicar as opções e configurações gráficas nas consolas, especialmente porque seria preferível apresentar um Modo 60fps e outro a 30fps com diferentes níveis de qualidade e detalhe gráfico.

Lê também