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Retro-compatibilidade é factor na compra para a Xbox One?

Quando pretendes adquirir um novo jogo.

A Microsoft tem feito um excelente trabalho com a retro-compatibilidade Xbox 360 na sua mais recente Xbox One. Depois de vários clássicos que serviram como apoio a alguns importantes lançamentos em 2015, especialmente com a série Gears of War em apoio à Ultimate Edition do primeiro, a Microsoft continua a utilizar esta funcionalidade da consola para reforçar o valor dos jogos na sua plataforma.

Enquanto algumas companhias estão a trabalhar com a Microsoft para tornar clássicos Xbox 360 compatíveis com a Xbox One, como o caso de Red Dead Redemption ou Tekken Tag Tournament 2, outras começam já a introduzir a funcionalidade nos seus incentivos à reserva pré-lançamento.

Apesar de Quantum Break ter perdido a exclusividade Xbox One, os jogadores com a consola ficaram a saber que ao reservar esta versão teriam direito à versão Windows 10 gratuitamente e ainda a aos dois jogos Alan Wake da Xbox 360. Quer isto dizer que ao comprarem Quantum Brake para a Xbox One, recebem Alan Wake com os dois pacotes de conteúdos adicionais, e ainda Alan Wake's American Nightmare, que recentemente se tornou compatível com a consola mais recente.

No dia 5 de Abril, quando Quantum Break chegar às lojas, poderás adquirir Alan Wake e Alan Wake's American Nightmare juntamente com a mais recente propriedade intelectual da Remedy Entertainment. Isto significa que poderás ter numa só plataforma, e pelo preço de um jogo, dois fantásticos trabalhos deste talentoso estúdio. A possibilidade de numa só consola desfrutar do catálogo de um estúdio para duas consolas é interessante e muitos podem pela primeira vez ganhar acesso a jogos de grande qualidade.

As reservas pré-lançamentos começaram a usar a retro-compatibilidade como destaque.

No entanto, Quantum Break não é um caso isolado, não é o único a beneficiar desta postura da Microsoft. A dona da Xbox One juntou-se a outras companhias, como a Bandai Namco, e está a oferecer Dark Souls para a Xbox 360 a todos os que reservarem a versão Xbox One de Dark Souls 3, que estará disponível na Xbox One no dia 12 de Abril. Além de reforçar o valor proposto pelo jogo, é uma bela forma de aprofundar o contacto do comprador com a série que gosta ou que pretende descobrir.

Para uma série que desafia tanto os jogadores e despertará imenso a curiosidade de novatos, afinal de contas basta relembrar o efeito de Bloodborne que contagiou imensos novos jogadores a pesquisarem sobre a série, este é um extra altamente interessante. Ao contrário de outras plataformas, os fãs não precisam comprar outro jogo da série e nem precisam ir buscar a consola mais velha, ficam com tudo numa só.

Como a Microsoft está a apostar na retro-compatibilidade como meio de valorizar as reservas, outras companhias estão já a aderir à proposta e não é só a Bandai Namco. Depois de oferecer Fallout 3 aos que compraram Fallout 4 na Xbox One, a Bethesda volta a recorrer a este incentivo para Doom, oferecendo os originais a quem reservar a edição digital da Xbox One.

Será de prever que a Microsoft continue com esta filosofia de reforçar o valor dos títulos na sua plataforma e procure dar mais conteúdos ao jogador pelo seu dinheiro. No futuro teremos mais companhias a trabalhar em incentivos similares para os seus títulos, e consoante a Microsoft aumenta a lista de jogos retro-compatíveis, mais jogadores terão acesso ao fantástico catálogo da consola anterior na sua mais recente.

A questão aqui é se a retro-compatibilidade é um factor que têm em consideração na hora da compra? Se estes incentivos às reservas vos entusiasmam e se, no caso de terem a possibilidade, escolhem antes a versão Xbox One ao invés da versão PC ou PlayStation 4, para beneficiar destes extras?

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